A seleção brasileira volta ao Maracanã nesta quarta-feira, às 21h45m (horário de Brasília), após sete anos sem jogar no estádio. O adversário nesse retorno à Cidade Maravilhosa será o Equador, em partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O último confronto diante da torcida carioca ocorreu no dia 3 de setembro de 2000 e Ronaldinho Gaúcho era o único do atual elenco presente naquele último confronto.
O retorno do time brasileiro ao estádio vai marcar o recorde de público de jogos realizados no país em 2007. Mais de 70 mil ingressos foram vendidos para a partida da seleção brasileira (estão esgotados). Este ano, o público recorde do Maracanã foi de mais de 61 mil torcedores no clássico Flamengo e Fluminense, também no estádio. Desta vez, Ronaldinho Gaúcho, Kaká & cia vão tentar conquistar a primeira vitória nas eliminatórias, já que na estréia empataram com a Colômbia em 0 a 0.

Dunga repete o time da estréia

O técnico Dunga vai usar o mesmo time que empatou com a Colômbia, no último domingo, em Bogotá. O treinador vai apostar no quarteto formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Vágner Love para chegar ao gol equatoriano. Desta vez, o comandante da seleção brasileira não tem nenhum problema médico para escalar a equipe para o segundo jogo das eliminatórias.
Desde que chegou ao Rio de Janeiro, a equipe fez apenas dois treinos. Na segunda-feira, os titulares trabalharam na academia e na piscina do hotel. Os reservas trabalharam na Gávea. Na véspera do jogo, Dunga, que foi imortalizado na calçada da fama do Maracanã, comandou um recreativo e fez um trabalho para corrigir o posicionamento da zaga em bolas altes na grande área.
Curiosamente, dos 22 jogadores convocados por Dunga, apenas Ronaldinho Gaúcho já passou pelo estádio com a camisa da seleção. E foi justamente na última vez em que o Brasil jogou no estádio, em 2000.
– A gente que joga no exterior também vê aquela festa bonita no Maracanã. Só que pela televisão. Nesta quarta-feira, vamos ter o privilégio de vivenciar todo este clima. A motivação é grande, assim como o estímulo de oferecer um grande espetáculo ao torcedor. Espero poder presentear quem for ao estádio – diz Ronaldinho.

Equador vai jogar no 4-5-1

Apesar de dizer que precisa atacar o Brasil para não ser sufocado, o técnico Luiz Fernando Suárez vai escalar o Equador no esquema 4-5-1. Do time que perdeu para a Venezuela na estréia das eliminatórias, ele fará duas modificações. Valencia, machucado, nem viajou para o Rio de Janeiro e deverá dar lugar a Patricio Urrutia. O atacante Tenorio, que perdeu muitos gols na estréia, dá lugar ao volante Quiroz. Benitéz, principal nome do time, ficará isolado no ataque.
Curiosamente, o artillheiro Benítez vai entrar no Maracanã com a camisa 11. Com a mesma estatura de Romário, que fez história no futebol brasileiro e eternizou o número no Vasco, o jogador vai ter a responsabilidade de marcar os gols para ajudar a sua equipe a se recuperar nas eliminatórias da Copa do Mundo. Na primeira rodada da competição, a equipe foi derrotada pela Venezuela por 1 a 0.
Argentina, Venezuela e Uruguai lideram as eliminatórias, com três pontos. O Brasil tem apenas um e o Equador aparece com nenhum. A terceira e quarta rodada da competição serão disputada em novembro.

COMPATILHAR: