O consumo de frango está em alta. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no primeiro semestre deste ano, cada brasileiro consumiu quase 21 quilos – três quilos a mais do que no mesmo período do ano passado. E a perspectiva para todo o ano de 2010 é de passar os 43 quilos por pessoa.

Geralmente a carne é o produto que mais encarece as compras. Assim, a carne vermelha em muitas residências têm se tornado um produto cada vez mais raro e o frango tem predominado na mesa de muitas famílias, por causa do preço.

De acordo com o Ministério da Agricultura, este ano o brasileiro deve bater o recorde em consumo de frango. Se a estimativa é de 43 quilos por cidadão, para se ter uma ideia do que isso representa, em 2009, cada brasileiro consumiu, em média, 38 quilos de carne de frango.

Segundo a nutricionista Sther Lucas Brum, o frango é rico em vitamina B, que é importante para o sistema imunológico, e em aminoácidos, essenciais para a reconstituição de peles e tecidos, além de ter menos gordura. Mas a carne vermelha também tem importantes componentes para o organismo. A nutricionista acrescenta que é preciso variar o cardápio com os outros tipos de carne. A vermelha contém ferro, que combate a anemia. Já a carne de peixe possui ácidos graxos, que evitam problemas cardiovasculares.

COMPATILHAR: