A cidade de Mato Verde, no Norte de Minas, começou a semana em festa. A famosa cachaça produzida na cidade, Famigerada Bruta, foi premiada com ‘Medalla de Oro’ no concurso internacional Catad’Or World Wine Awards, realizado em Santiago, no Chile. 

O evento latinoamericano, com 26 anos de história, conta com o patrocínio da Organização Internacional da Vinícola e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogo. A proposta é avaliar e premiar a excelência de vinhos e destilados do mundo todo. Todas as marcas foram enviadas para o Chile, onde foram degustadas no dia 4 de novembro. 

Outras cachaças brasileiras também foram premiadas, como a Cachaça Tellura Amburana, do Rio de Janeiro; e a Dom Tápparo Carvalho Americano, de São Paulo. Ambas receberam a mais alta honraria do concurso: a ‘Medalla Gran Oro’. 

Impulsionamento para o mercado externo 

A noite de degustação foi realizada pelo Catad’Or, em parceria com a Embaixada do Brasil no Chile, o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) e a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). A participação das marcas teve o apoio do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça. 

“Estamos abrindo portas para muitas empresas brasileiras, principalmente pequenos produtores, se apresentarem e se promoverem no circuito internacional”, pontuou Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC. 

Ele explica, ainda, que ações como esta têm potencial de aumentar a base exportadora de cachaça no mercado externo. Assim, consolidar o reconhecimento da bebida como um “destilado genuinamente brasileiro e de qualidade internacionalmente competitiva”.  

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: