Pais e responsáveis de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Minas Gerais terão mais tempo para o cadastramento, assim como jovens que desejam voltar aos estudos. Foi publicado no Diário Oficial Minas Gerais nesta sexta-feira (17), a prorrogação do prazo para o cadastramento escolar. O prazo inicial terminaria hoje, mas serão aceitas inscrições até 24 de junho.

O cadastro permite ao estado e às prefeituras calcularem a demanda escolar e encaminhar os alunos para uma escola mais próxima de sua casa. A expectativa da Secretaria Estadual de Educação é que 155 mil crianças e jovens sejam inscritos. Poderão ser cadastradas as crianças de 6 anos ou que vão completar essa idade até 30 de junho, estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares, além de jovens que desejam retornar aos estudos.

Para realizar a inscrição é necessário apresentar o original e a cópia da certidão de nascimento, conta de luz recente e comprovante de escolaridade, para aqueles alunos transferidos de escolas particulares ou jovens que desejam voltar a estudar. O cadastro deve ser realizado nas Agências dos Correios, em Belo Horizonte, ou nos postos de cadastramento do município nas cidades do interior. A inscrição é gratuita.

O período de matrícula dos inscritos no Cadastramento Escolar, que também será unificado nas redes estadual e municipal, será realizado entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016. O candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima à sua residência para a qual ele foi encaminhado por meio do cadastro. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para escola onde houver vaga remanescente.

 

COMPATILHAR: