Para aprimorar o acompanhamento de obras que contam com o apoio da Caixa Econômica Federal, o órgão está desenvolvendo o Caixa Simbrasil Geo, um sistema de geoprocessamento que disponibiliza informações territoriais por meio da utilização de imagens de satélite. A intenção inicial é acompanhar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Caixa, o sistema permite a localização geográfica de empreendimentos associadas às informações sobre o território, de modo que as imagens geradas permitirão também acompanhar visualmente a evolução das obras, além de demonstrar o impacto das mudanças, as novas tendências de crescimento e as alterações ambientais na região. Mais de 400 indicadores de municípios e estados serão reunidos no sistema, os quais permitirão o diagnóstico da realidade e do perfil de cada região.
Atualmente, o monitoramento é feito por funcionários do banco, que analisam os projetos e fazem visitas para verificar se as especificações estão sendo cumpridas. Com o monitoramento via imagens de satélite, esses técnicos ganharão uma ferramenta que confirma e complementa as informações obtidas durante as checagens.
O banco já comprou mais de 500 bases cartográficas de cidades e iniciou processo para comprar mais 300. Ainda segundo a assessoria da Caixa, está sendo elaborado o edital para a compra de imagens de satélite e demais informações sobre cada região. Estima-se que o monitoramento dos empreendimentos será mais ágil e terá o custo reduzido.
O sistema, que deve ser concluído até o fim de 2010, só estará disponível para a equipe da Caixa e o aceso dos municípios aos dados será feito de forma gradual. Na fase final, o projeto prevê que toda a sociedade possa acompanhar as informações (sobre investimentos e percentual executado, por exemplo) a respeito do PAC e do Programa Minha Casa, Minha Vida. Outra possibilidade é estender o monitoramento a todas as obras que sejam financiadas ou acompanhadas pelo banco.
Com esse novo sistema, será possível ter um maior controle sobre as obras e, consequentemente, sobre o dinheiro público, já que é comum encontrar pelos municípios brasileiros obras financiadas pelo governo federal paralisadas, um verdadeiro desperdício de dinheiro.

COMPATILHAR: