Para quem pretende realizar o sonho do qual compartilha uma grande maioria dos brasileiros – a aquisição da casa própria, a Caixa Econômica Federal está facilitando, cada vez mais, as condições financiamento com recursos do FGTS.
O mercado imobiliário do país, que já está aquecido, ganha agora novo impulso, já que o banco aumentou de 80 para 100% o limite de crédito para a obtenção da casa própria.
O que também mudou foi o prazo de financiamento, que antes era de 20 anos e passa para 30.
Apesar das facilidades, o grande problema é o risco de aumento da inadimplência que devido a prazos mais dilatados para o financiamento só no ano passado, num tempo superior a 90 dias nos contratos de financiamento habitacional da Caixa foi de 4,2%.
Atualmente, o déficit de moradia em Minas é da ordem de 600 mil casas.
As exigências da Caixa
1. Escolher o imóvel e procurar um gerente da Caixa para entregar a documentação;
2. A Caixa efetuará a Pesquisa Cadastral e a Análise da Capacidade de Pagamento. Se tudo correr bem, receberá a Carta de Crédito FGTS, válida por 15 dias;
3. Entregar a documentação do imóvel. Com a Carta de Crédito, providenciar a documentação referente ao imóvel para que sejam providenciadas as avaliações do imóvel e de risco da operação;
4.Assinatura do contrato. Se as avaliações forem bem-sucedidas, basta comparecer à agência para assinar o contrato e recolher as taxas necessárias ao processo. Os recursos serão liberados quando for apresentado, na agência, o contrato registrado em cartório.
Banco do Brasil também abrirá linhas de crédito
O Banco do Brasil começará a operar com crédito imobiliário através do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) entre junho e julho, informou ontem o vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações de Investidores, Aldo Luis Mendes.
?A previsão é chegar a uma carteira de crédito imobiliário de R$ 1 bilhão até o final do ano?, disse. Os recursos, segundo o banco, virão das captações da poupança. O banco foi autorizado a fazer isso na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional.