Desde março, crianças menores de dois anos de todo o país já podem ser vacinadas contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças.
Em Minas Gerais, ocorreram 117 casos de meningite pneumocócica e 35 óbitos registrados em 2009. Este ano foram notificados, entre os meses de janeiro e fevereiro, nove casos, com cinco óbitos.
Dados do MS apontam que a pneumococo é a segunda maior causa de meningites bacterianas (pneumocócicas) no Brasil. Entre 2000 e 2008, manteve-se a média anual de 1.250 casos de meningite pneumocócica e 370 óbitos por ano. O pneumococo também é o principal agente causador de pneumonias em todas as faixas etárias. O número de internações no SUS por essa doença caiu de 950.162, em 2000, para 695.622, em 2008, com redução de 26,8%.

Calendário básico
Com a introdução das vacinas, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do MS passará a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças.
A oferta total do PNI, considerando as imunizações especiais, passa a ser de 28 tipos de vacinas, nacionais e importadas. O número é 30% maior que em 2002, quando eram oferecidos 18 tipos.

Novo Calendário Básico de Vacinação
1. BCG (contra tuberculose)
2. Vacina contra hepatite B
3. DTP (contra difteria, tétano e coqueluche)
4. DTP+Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B )
5. DT (dupla adulto ? contra difteria e tétano)
6. Vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B)
7. Vacina contra poliomielite
8. Vacina contra rotavírus
9. Vacina contra febre amarela
10. Tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo)
11. Vacina contra Influenza (gripe)
12. Vacina Pneumocócica (contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia)
13. Vacina anti-meningocócica (contra doença meningocócica)

Esquema básico de vacinação
Pneumocócica 10-valente – Crianças menores de um ano
Esquema Vacinal: Serão ministradas três doses, mais um reforço no primeiro ano de vida da criança. Para o ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente, receberão a imunização.

Meningocócica C – Crianças menores de um ano
Esquema Vacinal: São ministradas duas doses, mais um reforço no primeiro ano de vida da criança. Para o ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente receberão a imunização.

COMPATILHAR: