A Câmara Municipal de Formiga realizou, na manhã dessa segunda-feira (24), uma reunião extraordinária para votação do projeto 567/2023, que altera dispositivos da Lei 5165/2017, que viabiliza a abertura da Casa de Apoio, na cidade de Divinópolis. A proposta é de autoria do vereador Cabo Cunha.

A aprovação ocorreu por unanimidade, após o assessor jurídico, Marcus Phillipe Vieira, emitir parecer favorável sobre a legalidade do projeto, levando ao posicionamento também favorável dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que pediram tal parecer.

Durante a discussão do projeto, alguns vereadores relembraram o desafio de familiares e amigos durante tratamentos de saúde e destacaram a importância do equipamento público.

O vereador Cabo Cunha disse que esse era um dia histórico para ele. “Quero agradecer a minha família, minha esposa e meu filho que durante anos, desde 2005, acompanham minha luta por esta causa: a Casa de Apoio em Divinópolis. O desejo não é somente meu, e sim do povo formiguense. Estou muito feliz com a aprovação deste projeto, que é o primeiro passo, para a tão sonhada casa em Divinópolis”, comentou.

Juarez Carvalho também falou sobre o projeto. “Eu sabia que teríamos um final feliz com a aprovação desta proposta. Voto favorável à Casa em Divinópolis”.

O vereador Cid Corrêa manifestou dizendo que a Casa de Apoio em Divinópolis é fundamental para a recuperação de pacientes. “Após passar por tratamento intensivo de quimioterapia ou radioterapia, ou outros procedimentos, o paciente necessita de um ambiente tranquilo e acolhedor, para se recuperar, para se alimentar, tomar um banho e fazer suas necessidades. Hoje, depois do tratamento intensivo, os formiguenses ficam horas na praça, sem um lugar adequado, sem um apoio. Esta Casa vai dar dignidade aos pacientes formiguenses, ajudando durante a recuperação”.

Já Luciano do Gás destacou: “Hoje, celebramos com grande emoção a aprovação do projeto de implantação da Casa de Apoio na cidade de Divinópolis para acolher os formiguenses que fazem tratamento de saúde naquele município. Em um incansável trabalho, também abraço esta causa com toda a minha força. Agora, nossa comunidade contará com um espaço de acolhimento e apoio, onde aqueles que mais precisam encontrarão conforto e assistência. Essa conquista é fruto da união de esforços de todos os envolvidos e é um verdadeiro marco para a nossa cidade. Juntos, estamos construindo um futuro mais solidário e humano para cada cidadão”, ressaltou o vereador.

Joice Alvarenga salientou o empenho e a luta do autor da proposta em prol da iniciativa. “Além de vereadora, também sou assistente social e vejo este momento como um marco para a população formiguense. Esta iniciativa será um alívio para quem necessita de um espaço como este. Este projeto não tem nome na capa, ele tem uma finalidade e está aqui para atender o povo que representamos”, comentou Joice.

Flávio Martins também disse ser favorável a implantação da Casa de Apoio. “Acredito muito nesta iniciativa. Sei da sua importância. Nós temos conhecimento do sofrimento dessas pessoas que fazem tratamentos de saúde em Divinópolis. Esta casa tem meu apoio. Pedi o parecer jurídico para não termos no futuro problemas judicialmente”, explicou Martins.

Osânia Silva também se pronunciou sobre a implantação da Casa. “Meu voto é para todas as pessoas que, de alguma forma, já passaram por uma situação delicada, em especial, àqueles em tratamento contra o câncer. Perdi uma prima que lutava contra essa doença e vivenciei todo o sofrimento de perto e a necessidade de famílias em ter um lugar de acolhimento na cidade vizinha”.

O vereador Luiz Carlos Tocão salientou a importância da Casa de Apoio. “É de extrema importância este espaço. Hora nenhuma fui contra o projeto! Apenas esperei o parecer jurídico para ter mais segurança, um voto consciente e dentro da legalidade”.

Flávio Couto também explicou sua posição deixando claro que não era contrário à implantação à Casa de Apoio. “Com alegria que aprovo uma iniciativa de tamanha grandeza como esta. Conheço várias pessoas e familiares que necessitam desta condição para a realização de tratamentos de saúde, em Divinópolis. Nós, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, só buscamos seguir os trâmites, com responsabilidade e após, estar seguro por meio do parecer jurídico, também aprovamos a propositura. Tenho certeza que tão logo, será sancionado, pelo Executivo e colocado em ação, disse o vereador.

O presidente da Câmara, Marcelo Fernandes, não vota neste tipo de projeto, mas também foi favorável e apoia a implantação da casa em Divinópolis. “Desde que entrei nesta Casa também levanto esta bandeira. A propositura dará segurança e apoio aos cidadãos que fazem tratamentos nos hospitais e necessitam de acomodação e não passarem por transtornos fora de suas residências. Vamos empenhar para tão logo sancionar este projeto. Caso seja vetado, nós, da Mesa Diretora, iremos reunir para que algo possa ser feito por meio do Legislativo”, pronunciou o presidente.

O novo equipamento público deverá ser nos moldes da Casa de Apoio existente na Capital Mineira, que oferece alimentação, quarto para descanso, inclusive para pernoite e banho para acompanhantes e pacientes em tratamento.

De acordo com a Câmara, “Em Divinópolis, muitos dos que estão na luta contra o câncer, por exemplo, aguardam dentro de Vans ou debaixo de árvores, por horas para retornarem para Formiga, de onde saem ainda pela madrugada e chegam, muitas vezes no período da noite, após exames e tratamentos invasivos e exaustivos”.

O projeto segue agora para a sanção da prefeita em exercício, Adriana Prado.

Homenagem

 Conforme o autor do projeto, o vereador Cabo Cunha, após sancionado, um ofício será encaminhado ao Executivo para que a Casa de Apoio de Divinópolis tenha o nome de Simone Ribeiro de Andrade, que faleceu recentemente, lutando contra um câncer.

O esposo da Simone, o radialista e apresentador, Wellerson Andrade, agradeceu a honraria. “Tenho certeza que toda a minha família se sente honrada com esta justa e merecida homenagem. Afinal, a Simone foi uma guerreira na luta contra o câncer. Tornando-se exemplo e inspiração para várias outras pessoas que, diante de seus testemunhos e relatos, conversavam conosco, afirmando que se espelhava nela diante o enfrentamento da doença. Agradeço pela indicação do nome da Simone para esta honrosa homenagem. Parabéns pela iniciativa de instalar a Casa de Apoio, que irá proporcionar conforto e dignidade para os pacientes formiguenses”, disse.

Fonte: Câmara Municipal

 

COMPARTILHAR: