Paulo Coelho*
No fim da tarde dessa segunda-feira (29), o presidente da Câmara Municipal, Evandro Donizetti da Cunha (Piruca/PSL), entregou ao prefeito Eugênio Vilela/PP um cheque no valor de R$ 300 mil. O recurso é proveniente de economia feita pela Casa ao longo do ano e será destinado à implantação do projeto “Formiga de Olho”, que consiste na instalação de câmeras de vigilância no município.
Durante a entrega do cheque, Piruca fez questão de frisar que aquele ato motivado por anterior solicitação do vereador Cabo Cunha, se materializava naquele momento com a aprovação unânime dos vereadores que compõem o Legislativo formiguense.
Piruca lembrou também, que tais recursos eram fruto de economia feita pela Câmara ao longo do ano e que a devolução dos recursos era feita em nome dos dez vereadores que concordaram ser ela de grande valia no atendimento de interesses dos munícipes.
Outras falas de vereadores:
A importância da implantação deste projeto, a exemplo do que já ocorre até mesmo em cidades vizinhas de menor porte, visando a facilitação das ações de prevenção e de combate ao crime foi o principal foco das falas dos vereadores que na oportunidade fizeram uso da palavra.
Cunha, autor da solicitação, enalteceu o posicionamento do prefeito que de pronto aderiu à ideia, abrindo mão de um recurso que ao ser repassado ao Executivo se torna de livre movimentação e como os demais (Flávio Couto, Flávio Martins, Wilse Marques, Marcelo Fernandes, Mauro César, Sandrinho da Looping) – lembrou que o esforço de economia na gestão da Câmara, tem permitido que as devoluções entregues ao Executivo implementem providências que venham de encontro aos anseios da população. A parceria entre os dois poderes tem sido constante e trazido importantes conquistas para os munícipes, foi tônica das falas.
Sandrinho da Looping comentou que estranhava a ausência dos representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), afirmando que recebera comunicado informando que a entidade não teria sido convidada para o importante evento e ainda lembrou que mais uma verba no valor de R$ 200 mil, esta obtida através de emenda parlamentar do deputado Fábio Avelar, seria também disponibilizada para aplicação em favor da mesma causa. Para ele, a implantação do sistema seria possível, porém a manutenção e operação do novo serviço exigiria um volume maior de recursos o que não poderia ser esquecido.
Acif/CDL e Policia Militar (parceiras)
Representando o comando da Polícia Militar de Formiga, major Rodrigo César Silva, (foto), assim como o presidente da Acif/CDL, Silvino Luciano Silva, agradeceram a Câmara e ao prefeito, no cumprimento da promessa feita, em reunião havida no Fórum desta Comarca, quando se lançou a ideia de, em parceira com o Consep, se promover ações que permitissem a realização daquele “sonho”.
Major Rodrigo explicou que o sistema de monitoramento de vídeo, (Olho Vivo) normalmente funciona em forma conjunta com a Central de Operações da Polícia e o monitoramento das câmeras será feito por civis, selecionados criteriosamente e mantidos pela municipalidade. Estes também deverão passar por treinamento.
Palavra do prefeito:
Durante sua fala, o prefeito Eugênio Vilela agradeceu ao Legislativo pela antecipação dos recursos e explicou que a Prefeitura repassará, de imediato, o recurso ao Consep. Caberá ao órgão, seguindo as normas vigentes, promover as ações burocráticas e necessárias para a execução de projetos, compra de material e equipamentos, instalação, aquisição de softwares, enfim, de tudo que for necessário para se colocar em funcionamento o moderno sistema de vídeo monitoramento.
Eugênio disse ainda, que o recurso originado da emenda do parlamentar citado por Sandrinho também será igualmente disponibilizado ao Consep e garantiu que, uma vez funcionando o sistema, o município arcará com os custos de dois funcionários que trabalharão no monitoramento das câmeras.
Falha na Comunicação
Ao tomarem conhecimento do relatado por Sandrinho sobre o não convite aos membros do Consep com relação à reunião de entrega do cheque, tanto o prefeito quanto o presidente da Casa, informaram que esta providência caberia ao representante da Acif/CDL, entidade encarregada desta tarefa.
Ainda na segunda-feira, por volta das 19h30, o presidente do Consep, Wilson Alves Figueira, protocolou ofício na Câmara justificando a ausência de membros do Conselho naquela reunião em razão do não recebimento de convite.
Confira áudio da entrevista feitam pelo portal, com o presidente do Consep
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA