Visando diminuir a população canina no município, haverá castração química gratuita para cães machos na segunda-feira (3). O serviço será prestado em cinco Postos de Saúde da cidade (Alvorada, Abílio Machado, Sagrado Coração de Jesus, Souza e Silva e Água Vermelha), das 9h às 16h.
A iniciativa envolve diversos setores da sociedade, dentre eles o Unifor, o Ministério Público, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e a Prefeitura de Formiga.  
A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Luciana Imaculada de Paula, pediu à população que, se possível, leve cães de rua para o procedimento médico nos postos de atendimento. Segundo ela, associações parceiras distribuirão brindes, como camisetas, para os cidadãos que contribuírem com a campanha levando os animais de rua.  
Castração química
O coordenador do curso de veterinária do Unifor, professor Dênio Garcia Silva de Oliveira, disse que a campanha de castração química atinge somente os cães machos, porque as fêmeas dessa espécie e os gatos não reagiram bem ao medicamento, segundo pesquisas. Nesses casos, a castração deve ser cirúrgica, no macho o procedimento é chamado de orquiectomia e trata-se da remoção cirúrgica dos dois testículos e dos cordões. Na fêmea, chama-se esterectomia (retirada dos ovários), ou pan-esterectomia (retirada de útero e ovários).
Benefícios
O medicamento que será usado na castração química é o Infertile, cuja função é destruir as células que produzem os espermatozoides, tornando o animal estéril. O produto, que é produzido pela Rhobifarma Indústria Farmacêutiva, já foi aprovado pelo Ministério da Agricultura.
Dênio de Oliveira explicou que a castração química é uma alternativa menos agressiva, prática, de rápida aplicação e que dispensa pré e pós-operatório, anestesia ou sedação. O animal pode apresentar dor duas horas após a aplicação do medicamento, que pode ser controlada com analgésicos, e leve inchaço, que desaparece, no máximo, em uma semana. Cadastro
Segundo informou o professor, no dia da campanha, será feito um cadastro para quem pretende castrar de forma cirúrgica a fêmea dos cães e gatos. Esse serviço gratuito será oferecido, primeiramente, somente para famílias de baixa renda e que recebem o Cartão Bolsa Família.  
Porém, conforme contou Dênio de Oliveira, existe a possibilidade, futuramente, de o Unifor estender o serviço de castração cirúrgica para outras classes sociais, isso dependerá da demanda da comunidade formiguense.  

COMPATILHAR: