A Secretaria Municipal de Saúde está em preparação para a introduzir a vacinação contra a meningite C, uma iniciativa do governo de Minas Gerais, que é o pioneiro na disponibilização das doses na rede pública para crianças menores de dois anos.
No dia 28 de novembro, será realizado em todo o estado a Campanha de Vacina Contra Meningite C. Os trabalhos em Formiga estão sendo administrados pela coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana Silva Castro, que participou, no dia 4 de novembro, de uma capacitação para o manejo e implantação da vacina no Estado.
Segundo a coordenadora, receberão as doses crianças que tenham de três meses a um ano, onze meses e 29 dias. As vacinas serão disponibilizadas nas unidades de saúde, a partir do dia 28. Nesta data, que marca o início da campanha em toda Minas Gerais, os pais devem levar seus filhos no posto de saúde no horário de 8h às 17h. A partir dessa dia, a vacina fará parte do calendário de rotina das crianças.
Na campanha, por ser a primeira vez que a vacina será disponibilizada, todas as crianças de três meses a um ano, onze meses e 29 dias, serão imunizadas. Depois, as crianças devem receber a primeira dose aos três meses, a segunda aos cinco meses e um reforço com um ano, explicou Juliana Castro.
Está agendado o treinamento para a orientação das equipes das UBS´s, nos dias 17, 18, 19 e 20 deste mês.
Zona rural
Uma reunião com os agentes comunitárias de saúde das comunidades rurais foi realizada para que eles fossem orientados sobre a vacina contra a meningite C e sua importância, para que os profissionais repassem as informações às mães. A campanha de vacinação da zona rural será do dia 23 a 25 de novembro.
Os agentes de saúde da zona rural farão contato com os pais para o agendamento da vacina. Os moradores das comunidades rurais que não têm cobertura por agente comunitário devem levar os seus filhos da idade indicada a uma unidade de saúde da zona urbana.

COMPATILHAR: