A campanha nacional de Vacinação Infantil contra a paralisa infantil foi realizada no sábado, 14 de junho, em todo o território nacional. Em Formiga, a campanha já havia começado no dia 09 de junho, nas comunidades rurais. No sábado, todas as unidades de saúde e uma unidade móvel, instalada no centro da cidade, ficaram abertas para que as crianças pudessem ser vacinadas. A meta este ano era alcançar 95% de crianças vacinadas.
Segundo informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, em Formiga foram imunizadas 66% das 95% crianças da meta. Em função desse número, durante toda essa semana as unidades de saúde irão disponibilizar a vacina para crianças de 0 a 5 anos que ainda não receberam a dose. As unidades de saúde ficam abertas de segunda à sexta-feira, de 07h00 às 17h00.
Além da vacina contra a poliomelite, ao procurar essas unidades é possível atualizar os cartões em atraso com as vacinas: Tetravalente (meningite, difteria, tétano e coqueluche), Hepatite B, Triviral (sarampo, rubéola e caxumba), Febre Amarela e Rotavírus (diarréia).
Durante essa semana os Agentes de Saúde irão fazer uma busca ativa nas residências para orientar os pais que ainda não vacinaram seus filhos da importância desse método de prevenção. A manutenção de altas coberturas vacinais é fundamental para o Brasil manter afastado o risco de reintrodução do vírus no país.

COMPATILHAR: