Os principais candidatos a governador de Minas participam hoje do primeiro debate de televisão desta eleição. O evento acontece a partir das 22h na sede da TV Bandeirantes, em Belo Horizonte, e reunirá cinco dos sete concorrentes: Hélio Costa (PMDB), da coligação Todos Juntos por Minas, Antonio Anastasia (PSDB), da coligação Somos Minas Gerais, José Fernando Aparecido (PV), Edilson José do Nascimento (PTdoB) e Luiz Carlos Ferreira (PSOL).
Os dois principais candidatos ao governo confirmaram presença. O governador Antonio Anastasia (PSDB) disse esperar que esse primeiro debate na televisão não se transforme em uma arena, com ataques, mas que seja um espaço de discussão de projetos. O debate não é uma arena romana, com digladiadores. Um debate pressupõe que haja, em primeiro lugar, bom nível, porque o que as pessoas querem é conhecer os candidatos, ver suas propostas e suas ideias, disse.
O candidato tucano disse que, em relação a eventuais críticas políticas dos adversários, ele está preparado para respondê-las. Sou o primeiro, como governador do Estado, a dar a minha mão à palmatória e reconhecer que o governo tem inúmeras falhas. E, daqui a 20 anos, as falhas vão continuar existindo e é preciso entender que isso faz parte, adiantou.
O senador licenciado e candidato ao governo pelo PMDB, Hélio Costa, disse nesta quarta-feira (11), que está otimista e confiante para o encontro com seus principais adversários no primeiro debate na televisão. O peemedebista, no entanto, voltou a defender a participação de todos os candidatos cujos partidos tenham representação na Câmara Federal para que a discussão não se torne um debate de segundo turno entre ele e Antonio Anastasia.
Regras
Baseado na legislação eleitoral foram excluídos do debate os candidatos Fábio Bezerra (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU), cujos partidos não têm representação no Congresso. As regras do debate foram acertadas com a coordenação das campanhas em reuniões na sede da emissora. O encontro terá cinco blocos e será mediado pelo jornalista Ricardo Sapia. Durante duas horas, os candidatos ao governo farão perguntas entre si e responderão a questionamentos de profissionais da emissora.
No primeiro bloco, os candidatos respondem em um minuto e 30 segundos a uma pergunta única da produção. Em seguida, os candidatos farão perguntas diretamente uns aos outros. Pelas regras, foram definidos 45 segundos para a pergunta, um minuto e 30 segundos para a resposta e mais 45 segundos para réplica e tréplica.
No terceiro bloco, jornalistas formularão perguntas a candidatos de sua escolha, não repetindo o escolhido.
No quarto bloco, os candidatos voltam a fazer perguntas entre si e, no quinto, responderão novamente a jornalistas. O último bloco terá espaço para considerações finais dentro do tempo de um minuto. Quem se sentir ofendido pode requerer o direito de resposta, mas caberá à organização do evento atender ou não ao pedido.
O posicionamento de cada candidato no púlpito será definido por sorteio uma hora antes do início do debate, na sede da emissora.
Aécio e Itamar ficam na ponta na corrida por vagas ao Senado
O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) mantém a liderança na disputa pelo Senado no Estado.
Como no pleito deste ano em cada Estado serão eleitos dois senadores, o Instituto Sensus calculou, entre os candidatos citados, a média de intenção de voto. Aécio está na frente com, 37,9%, seguido pelo ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 22,2%. Aécio e Itamar são os postulantes da chapa Somos Minas Gerais, encabeçada por Antonio Anastasia.
O petista Fernando Pimentel aparece em terceiro, com 10,0% das intenções de voto. Efraim Moura (PSTU) é o quarto colocado, com 2,4%. Companheiro de Pimentel na chapa Todos Juntos por Minas, encabeçada por Hélio Costa, Zito Vieira (PCdoB) é o oitavo colocado, com 0,7%. (DC)

COMPATILHAR: