Teve início na segunda-feira (9), o treinamento dos mesários convocados para trabalhar nas Eleições 2010 em Belo Horizonte. O primeiro treinamento, com 130 mesários da 28ª Zona Eleitoral, abrangeu colaboradores da região Leste, como os dos bairros Pompeia, Esplanada e Saudade. Os trabalhos foram conduzidos pela chefe do cartório eleitoral da 28ª, Yeda Quirino, tendo ainda a participação do juiz eleitoral Jayme Silvestre Correa Camargo. Após a explanação geral sobre os procedimentos da eleição, os mesários foram sub-divididos em pequenos grupos, para treinar diretamente no manuseio da urna eletrônica.
Ao saudar os participantes, o juiz lembrou que, ?sem os mesários, as eleições não teriam como se realizar?, completando que ?são figuras de proa no exercício da democracia em nosso País?. Uma das principais orientações repassadas no treinamento foi a nova exigência da Lei Eleitoral, de que o eleitor só poderá votar com o título e um documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira de trabalho, por exemplo).
O treinamento de mesários na capital deve terminar no dia 20 de setembro. No interior, cada cartório eleitoral tem autonomia para fazer seu próprio cronograma. Em todo o Estado, são 46.145 seções eleitorais, devendo ser convocados cerca de 190 mil mesários.

Comentários
COMPATILHAR: