Mais de R$ 147 milhões. Esse foi o gasto dos candidatos até agora para promover conteúdo de suas campanhas para as Eleições 2022 na internet.

Em 2018, o total desses gastos atingiu R$ 99,7 milhões (em valor já corrigido pela inflação) — ou seja, neste ano, a três dias do primeiro turno das eleições, essa quantia já é 48% maior. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os anúncios na web estão permitidos até sexta-feira (30). Entre os candidatos a presidente, Simone Tebet (MDB) foi quem mais investiu no marketing online: ela gastou R$ 2,7 milhões desde o início da campanha. Em segundo lugar, vem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com gastos de R$ 2,5 milhões. A terceira posição é de Ciro Gomes (PDT), com investimento de R$ 1,6 milhão.

Em entrevista à CNN, Gustavo Coelho, consultor e especialista em anúncios digitais, diz que nesta semana, a plataforma de anúncios do Google tem recebido muitos acordos de prestação de serviço. “A média é de 100 anúncios por hora nas redes sociais, o que é natural na última semana”, aponta.

O consultor destaca que há um direcionamento dos candidatos para que os anúncios priorizem os Estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Enquanto o investimento nas redes sociais cresce, as propagandas eleitorais em televisão e rádio diminuem.

Até terça-feira (27), esses meios de comunicação receberam investimento de R$ 359 milhões para as eleições. Esse total representa 23% a menos do que em 2018, quando os gastos nessas mídias atingiram R$ 467 milhões.

Fonte: Itatiaia

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