Capitólio realizará castração e microchipagem de cães e gatos tanto de rua quanto domésticos. A ação será possível após a cidade ser selecionada para participar do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos no Estado de Minas Gerais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), será assinado um convênio com o Município para realização das ações. A programação das ações será divulgada após assinatura, que deve ocorrer em aproximadamente 60 dias.

Para ser selecionada no edital, a cidade precisou atender critérios como:

  • Ter programa de esterilização e microchipagem em execução;
  • Ter legislação municipal com políticas públicas de identificação animal e controle populacional;
  • Ter realizado censo animal oficial;
  • Ter Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal devidamente instituído.

Além de Capitólio, também foram selecionados neste edital Patos de Minas e São Gotardo. Os municípios irão receber um total de R$ 495 mil, proporcionais à estimativa da população de cães e gatos de cada um, o que deve proporcionar a castração de 2.500 animais.

O programa beneficia, preferencialmente, os animais de rua, da população de baixa renda, tutelados por Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes, para o controle populacional e a diminuição do abandono e o combate aos maus-tratos.

Os animais domésticos que receberem castração deverão ser microchipados e identificados, com a inclusão dos dados do animal e do tutor ou instituição de permanência no Sistema Estadual de Identificação de Animais Domésticos.

Fonte: Tapiraí TV

COMPATILHAR: