Gleiton Arantes 

Embora na pauta da reunião da Câmara dessa segunda-feira (17), não constasse nenhum projeto para ser votado, entrou em tramitação um projeto importante para a população carente de Formiga: o 045/2017, que reestrutura o Programa “Lar de Amparo ao Formiguense”. Se aprovado, o município ficará autorizado a locar um imóvel em Belo Horizonte para implantar a Casa de Apoio, destinada a pacientes e acompanhantes que estiverem em tratamento de saúde na capital mineira.

De acordo com o projeto, as despesas necessárias para implementação das atividades foram estimadas em R$220 mil, sendo certo que o projeto preconiza a abertura de crédito especial destinado ao atendimento da despesa mediante o cancelamento parcial de despesas previstas na lei orçamentária anual.

Com isso, o município arcará com os gastos de manutenção mensal necessários para o funcionamento do local, inclusive com materiais de consumo, pessoal, energia elétrica, telefone, água, devendo adquirir os equipamentos e materiais necessários para a estruturação do serviço.

O assunto foi discutido e cobrado durante anos nas reuniões do Legislativo, principalmente pelo vereador Cabo Cunha, e voltou a ser pauta na reunião dessa semana.

A presidente da Câmara, Wilse Marques, contou que em 2007, uma comitiva da associação Mão Amiga visitou a Casa de Apoio locada pela Prefeitura de Piumhi em Belo Horizonte. O município de Passos também conta com uma Casa de Apoio na capital mineira e outra em Barretos.

O vereador Evandro Donizeth (Piruca) falou da importância do projeto, mas lembrou também da necessidade da disponibilização de transportes para os pacientes. “A Secretaria de Saúde não tem uma ambulância, a van está em condições precárias e os dois carros também estão ruins. Poderíamos ver a possibilidade de usar o dinheiro que a Câmara já economizou para comprar veículos para a Saúde. Não adianta ter uma casa em Belo Horizonte e não ter veículos”, sugeriu o vereador.

Cabo Cunha disse que já foi cogitada a possibilidade da Câmara ceder um de seus veículos para a Secretaria de Saúde para essa finalidade, já que o Legislativo de Formiga conta com quatro automóveis. “Eu cobro essa Casa de Apoio aqui há cerca de 12 anos. Passaram três mandatos e nada, agora essa ideia sairá do papel”.

Segundo Flávio Couto, na semana passada não haviam veículos disponíveis para transportar pacientes até Belo Horizonte.

Já Joice Alvarenga lembrou que em janeiro deste ano alguns vereadores acompanharam o prefeito Eugênio Vilela para analisarem imóveis em Belo Horizonte.“Realmente, acontece muito isso, a pessoa consegue agendar os exames e muitas vezes não tem o veículo para levá-la. E sabemos que a saúde é o maior problema para resolvermos”, finalizou.     

COMPATILHAR: