Estreou na quarta-feira (18) logo após ?Amor à Vida? (Globo), o especial de fim de ano ?Alexandre e Outros Heróis?, que marca o retorno de Ney Latorraca à TV após ficar doente e homenageia os 60 anos de morte do escritor Graciliano Ramos (1892-1953).
Na história, o protagonista Alexandre (Latorraca) mora no sertão e tem o dom de contar histórias. Todas as noites, recebe a visita de amigos interessados em ouvir seus causos. ?Alexandre tem o poder de encantar e de prender a atenção das pessoas. Mas acho que, no fim, até ele acredita nas mentiras que conta. Por isso, fica furioso quando duvidam de sua palavra?, conta Latorraca.
Entre as várias histórias, uma chama mais a atenção dos colegas Gaudêncio (Flávio Rocha), Firmino (Flávio Bauraqui) e Mestre Libório (Marcelo Serrado): a de que ele tem um olho torto por conta de uma briga com uma onça feroz, ainda menino. Quem confirma tudo é a mulher, Cesária (Luci Pereira). ?Para essa adaptação, o que fizemos foi cruzar dois contos de Ramos: ?O Olho Torto de Alexandre? e ?A Morte de Alexandre?. Assim, o público pode esperar uma história rica, cheia de brasilidade e, ao mesmo tempo, universal?, diz o diretor Luiz Fernando Carvalho. Segundo ele, as gravações duraram dez dias e ocorreram em uma fazenda na beira do rio São Francisco, em Alagoas. A ideia é desmistificar o perfil de sisudo de Ramos. ?Queremos mostrar um autor cômico e sutil, que o público pouco conhece?.
O ator Marcelo Serrado interpreta um dos personagens mais característicos do sertão, um cantador de embolada que morre de medo de Alexandre. ?Ele é a principal plateia do velho, escuta todos os dias as suas histórias?, revela o ator. ?É uma história muito bem-contada, rica, cheia de fantasia e fundada na maravilha que é a imaginação?.

COMPATILHAR: