A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizará na próxima terça-feira (18) o ciclo de palestras do III Circuito Cemig de Arborização Urbana. As palestras serão realizadas no Centro Universitário de Formiga (Unifor), a partir das 8h.
O objetivo do evento é discutir a importância do planejamento e manutenção da arborização para o convívio adequado em ambiente urbano. Ao longo do ano, o evento percorre cidades do interior do Estado com a proposta de discutir as boas práticas de arboricultura, além de aprimorar os trabalhos dos profissionais envolvidos no planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização.
O Circuito tem a participação de palestrantes do setor de arborização que irão abordar temas como coleta, produção de sementes e viveiros, manutenção e implantação da arborização urbana, cenário mundial da arborização urbana, georreferenciamento de árvores, florestas urbanas e outros. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecerem, de forma prática, técnicas de plantio e podas de árvores urbanas.
Entre outros aspectos, serão apresentadas técnicas de cuidados com a arborização urbana para promover o bem estar e a qualidade ambiental em harmonia com o meio urbano. Para o engenheiro de meio ambiente da Cemig, Pedro Mendes, as árvores precisam ser cultivadas de uma maneira que envolva atenção no planejamento, na implantação e na manutenção. ?A implantação de uma árvore deve ser precedida de um planejamento que contemple o levantamento de espaços arborizáveis, a escolha das espécies que melhor se adequem a esses espaços, a qualidade das mudas, covas e outros procedimentos de plantio que garantam o estabelecimento e longevidade da muda plantada. Portanto, o debate e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos, em relação à arboricultura, são fundamentais?, afirma Pedro Mendes.
Envolvendo profissionais da Cemig, prefeituras municipais, estudantes universitários, organizações não governamentais e órgãos públicos ligados à gestão ambiental, o Circuito traz a oportunidade de apresentação e discussão das boas práticas e procedimentos de planejamento das árvores no meio urbano. Funciona ainda como uma troca de experiências, em que a Cemig apresenta e discute seus programas de manejo de vegetação e as administrações municipais apresentam e discutem programas na área de manejo de arborização urbana. Além disso, constitui espaço para a apresentação de trabalhos científicos voltados para o desenvolvimento de técnicas adequadas ao plantio e a convivência urbana.

Comentários
COMPATILHAR: