As pessoas que passam pelo Centro de Formiga já podem perceber a mudança visual das ruas Pio XII e Barão de Piumhi. É que as novas faixas de pedestres elevadas ficaram prontas neste fim de semana e chamam a atenção pela grandiosidade e funcionalidade.

A obra foi feita com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, dando maior fluidez ao tráfego de veículos e acessibilidade e segurança aos pedestres. A inciativa fez parte de um projeto de organização do trânsito, que prevê também a permissão de estacionamento do lado oposto à praça Getúlio Vargas e do lado direito da rua Barão de Piumhi, entre as ruas Coronel José Gonçalves D’Amarante e Pio XII.

Outra medida já é adotada aos sábados e, por causa da boa aceitação por parte da população, será adotada todos os dias. Com essas alterações, a Secretaria de Obras e Trânsito espera criar 30 novas vagas de estacionamento para automóveis e mais 30 para motocicletas.

Também será realizada uma reorganização das vagas de carga e descarga. Na Barão de Piumhi, serão duas vagas, uma para cada lado da via. Na Praça Getúlio Vargas, será feito um remanejamento do local de carga e descarga, liberando o espaço ao convívio das pessoas. “Vale lembrar que as vagas de carga e descarga são públicas, ou seja, não são exclusivas do estabelecimento onde estão localizadas. Além disso, o veículo deve ocupar a vaga somente pelo tempo indispensável à operação de carga e descarga, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Isso garante a rotatividade do espaço, beneficiando o comércio e os clientes”, explica o superintendente de trânsito, Luciano Chagas.

“As sucessivas mudanças no trânsito ao longo do tempo tornaram a sinalização confusa e ineficiente. Por isso, elaboramos esse projeto, com o objetivo de organizar o trânsito em uma das principais artérias do Centro da cidade, com alto fluxo de travessia de pedestres e com importante entroncamento de fluxos veiculares e do transporte coletivo. Pedimos que a população compreenda os transtornos durante a realização das obras e que os pedestres e condutores observem e obedeçam a sinalização. Os transtornos passam, mas os benefícios serão permanentes”,ressalta Luciano.

(Fotos: divulgação Decom)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: