A regiãoCentro-Oeste de Minas tem 5.085 casos prováveis de dengue, segundo o boletim epidemiológico de monitoramento da doença, além da chikungunya e zika, divulgado nessa quarta-feira (11) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).
São 1.095 novos casos suspeitos de dengue em comparação com o boletim anterior, que registrou 3.990 casos prováveis da doença. A região ainda tem duas mortes por dengue confirmadas.
Sobre os casos prováveis de chikungunya, a região saltou de 55 para 61 casos. Sobre a zika, há um registro de caso provável.
Dengue
Conforme a SES-MG, Piumhi tem 1.430 casos prováveis de dengue; o município segue com o com maior número de casos na região. Em seguida, aparece Nova Serrana com 767; Luz com 678 e Carmópolis de Minas com 405 casos prováveis da doença. Há mortes registradas mortes em Itaúna e São Roque de Minas.
Até dia 11 de maio, Minas Gerais registrou 57.687 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Deste total, 26.191 casos foram confirmados para a doença. Quatorze óbitos foram confirmados e outras 36 mortes são investigadas, até o momento.
Casos prováveis de dengue, chikungunya e zika no Centro-Oeste
Cidade | Dengue | Óbitos confirmados | Chikungunya | Zika |
Abaeté | 92 | – | – | – |
Araújos | 26 | – | – | 1 |
Arcos | 61 | – | – | – |
Bom Despacho | 258 | – | 5 | – |
Candeias | – | – | – | – |
Capitólio | 332 | – | 2 | – |
Carmo da Mata | 1 | – | – | – |
Carmo do Cajuru | 12 | – | – | – |
Carmópolis de Minas | 405 | – | – | – |
Cedro do Abaeté | 7 | – | – | – |
Cláudio | 5 | – | – | – |
Córrego Danta | 1 | – | – | – |
Córrego Fundo | 5 | – | – | – |
Divinópolis | 137 | – | 4 | – |
Dores do Indaiá | 5 | – | – | – |
Formiga | 80 | – | 22 | – |
Igaratinga | 11 | – | – | – |
Iguatama | 15 | – | – | – |
Itapecerica | 1 | – | – | – |
Itaúna | 55 | 1 | 8 | – |
Lagoa da Prata | 68 | – | 18 | – |
Leandro Ferreira | 2 | – | – | – |
Luz | 678 | – | – | – |
Martinho Campos | 46 | – | – | – |
Moema | 2 | – | – | – |
Nova Serrana | 767 | – | 1 | – |
Oliveira | 41 | – | – | – |
Pains | 4 | – | – | – |
Papagaios | 13 | – | – | – |
Para de Minas | 64 | – | 1 | – |
Pedra do Indaiá | 2 | – | – | – |
Pequi | 4 | – | – | – |
Perdigão | 9 | – | – | – |
Pimenta | 133 | – | 1 | – |
Passa Tempo | 16 | – | – | – |
Pitangui | 17 | – | – | – |
Pedra do Indaia | 2 | – | – | – |
Piumhi | 1.430 | – | – | – |
Pompéu | 5 | – | – | – |
Quartel Geral | 4 | – | 1 | – |
Santo Antônio do Monte | 31 | – | – | – |
São Gonçalo do Pará | 40 | – | – | – |
São Roque de Minas | 197 | 1 | – | – |
São Sebastião do Oeste | 1 | – | – | – |
Total | 5.085 | 2 | 61 | 1 |
Fonte: SES-MG
Zika e chikungunya
Conforme a SES-MG, em relação à febre chikungunya, foram registrados 5.162 casos prováveis da doença em Minas Gerais. Do total, 2.089 foram confirmados. Até então, não há nenhum caso de óbito confirmado por chikungunya no estado, e um segue em investigação.
Na região Centro-Oeste, Formiga é a cidade com maior número de casos na região, com 22 registros. Lagoa da Prata tem 18 casos, Itaúna tem oito casos, Bom Despacho tem cinco casos e Divinópolis tem quatro. Nova Serrana, Pará de Minas, Pimenta e Quartel Geral aparecem com um caso cada.
Quanto ao vírus zika, foram registrados 54 casos prováveis em MG, sendo 10 confirmados para a doença. Não há óbitos no estado pela doença até o momento. No Centro-Oeste, foi registrado um caso de zika em Araújos.
Fonte: G1