Diversas pessoas participaram, no dia 28 de abril, da Assembleia Geral Ordinária do Conselho Deliberativo da Fundação Educacional de Formiga-MG (Fuom). A sessão ocorreu de forma remota pela plataforma zoom e foi coordenada pela Vice-presidente do Conselho Diretor, Cirlanda Marques Chaves. Antes da abertura, o presidente da Fuom, Marco Antonio de Sousa Leão, fez um breve pronunciamento.

Na sequência, houve o registro de presença dos membros do Conselho Deliberativo e dos funcionários da Fundação. Foram convidados ainda: o Auditor da Empresa de Auditoria e Consultoria Empresarial (ACE), Dário Lúcio Pinto; a Assessora Técnica Contábil Débora Drumond de Guimarães Souto Dianese.

No item 1, a Pauta da Assembleia contou com “Deliberar sobre o Balanço Geral do Exercício Findo, Acompanhado do Parecer do Conselho Fiscal”. Para explanar sobre o assunto, a Vice-presidente passou a palavra para o Auditor Dário Lúcio Pinto, representante da ACE, empresa de auditoria independente, contratada pela Instituição.

Dário Lúcio Pinto afirmou que a auditoria das Demonstrações Contábeis da Fundação do exercício de 2021 foi feita conforme as Normas e Procedimentos de Auditoria Independente e Normas Brasileiras de Contabilidade. Disse que as demonstrações contábeis da Fuom estão adequadamente apresentadas e contemplam as operações, efetivamente, realizadas no exercício de 2021, o que resultou na emissão de parecer sem ressalvas pela auditoria.

Após apresentar, de forma resumida, o balanço geral do exercício findo, o Auditor ressaltou que, embora o segmento educacional tenha sofrido consequências da crise financeira, política e sanitária do País, a Instituição permanece com índices de liquidez e solvência muito confortáveis. Por fim, o Auditor se colocou à disposição para questionamentos. Não houve manifestação dos membros do Conselho Deliberativo.

Com a palavra, Cirlanda Marques Chaves informou que as Demonstrações Contábeis/2021 foram publicadas, no dia 25/03/2022, nos jornais “O Pergaminho”, “Tribuna” e “Nova Imprensa”, em cumprimento ao disposto no Art. 10 do Estatuto da FUOM. Falou que o Conselho Fiscal da Fundação examinou as contas do exercício em reunião no dia 22/03/2022.

Salientou que, por meio do Parecer n° 01/2022, o Conselho Fiscal da Fuom recomenda ao Conselho Deliberativo a aprovação das Demonstrações Contábeis do exercício encerrado em 31/12/2021, conforme disposto no inciso V, do Art. 38, do Estatuto da Fundação.

Em seguida, a Vice-presidente solicitou ao Presidente do Conselho Fiscal da FUOM, Fernando José de Castro (gestão 2021-2024), que fizesse a leitura do parecer do Conselho Fiscal n° 01/2022. Colocadas em votação, o Conselho Deliberativo aprovou as Demonstrações Contábeis.

No Item 2 da pauta, constou “Apreciar o Relatório das Atividades Gerais da Fundação Educacional de Formiga-MG – Fuom (inciso III do Art. 20 do Estatuto da Fuom)”. Todos foram convidados a apreciarem o vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Social e Cultural da Fundação.

A gravação exibiu os eventos, os projetos sociais e culturais, os projetos de pesquisa e extensão, os investimentos e a estrutura da Instituição, demonstrando que, mais uma vez, a Fuom cumpriu a sua missão, objetivos e responsabilidade social, mesmo diante do cenário da pandemia da Covid-19. Assista no canal da TV Unifor-MG, no Youtube.

O prazo para justificar falta à Assembleia é de 30 dias, até 28/05/2022, conforme Parágrafo 2° do Art. 15 do Estatuto da Fuom. Confira os canais de atendimento: [email protected]; whatsapp 37 9 9988 8442; CAE – Central de Atendimento ao Estudante (entrada do Prédio 1 – campus universitário).

Fonte: Unifor-MG

COMPATILHAR: