Na quarta-feira (10) foram abertas as inscrições para o primeiro processo seletivo da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Alunos recém saídos do ensino médio interessados em atuar profissionalmente na área aeronáutica terão a oportunidade de se graduar como tecnólogos em três linhas temáticas. Os cursos serão gratuitos com a duração de três anos.
Os estudantes interessados deverão se inscrever no site www.gestãodeconcursos.com.br. Os cursos são de processos químicos, com ênfase em problemas biotecnológicos gerados por complexos aeronáuticos; e fabricação mecânica, com ênfase em materiais aeronáuticos, aeroespaciais e automobilísticos. Esta é a primeira graduação gratuita específica para estas áreas da aeronáutica, promovida por uma instituição pública em Minas Gerais.
O valor da inscrição é de R$ 70, os interessados em pedir a isenção da taxa poderão fazê-lo até o dia 19 de novembro. Pra isso, deveram imprimir a ficha, que será disponibilizada no site do gestão de concursos e seguir as instruções do edital, que se encontra no mesmo endereço eletrônico.
São 150 vagas ao todo e os estudantes começarão os cursos em março de 2011, em área do campus que está sendo adaptada especialmente para os futuros tecnólogos. Podem se escrever somente aqueles que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 6 de novembro deste ano. Isso porque a seleção será feita apenas por meio da escolha dos melhores colocados na prova. Não haverá vestibular. O edital está também disponível no site www.ceaeduc.org.
O processo do Cetec está inserido no contexto de criação do futuro Pólo Aeronáutico de Minas Gerais, iniciativa do Governo de Minas que será inaugurada em 2011 em Lagoa Santa, na região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os cursos do Cetec farão parte do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA).