Uma reunião realizada nessa segunda-feira (3) no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis tratou sobre as medidas necessárias para preservar parte do Cemitério da Paz, na região Central, que ainda ameaça ceder.

O muro que divide o cemitério e uma obra interditada caiu na sexta-feira (31). Na ocasião, cerca de 30 jazigos foram atingidos. A empresa responsável pela obra disse que é solidária às famílias afetadas e que junto ao Executivo trabalha para restabelecer as condições adequadas de segurança do local.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, ficaram acertadas as medidas necessárias para preservação da parte atingida no Cemitério da Paz.

Representantes da obra estiveram presentes e se dispuseram a acompanhar a diligência. Também foram definidas as providências e a implementação que contará com uma análise prévia do Corpo de Bombeiros sobre a segurança da ação, que ainda não tem data prevista.

Os parentes das pessoas que estavam sepultadas no cemitério foram informados que há um canal direto de comunicação com o Executivo. A intenção é definir o destino dos restos mortais que foram retirados do local por cautela, antes do desmoronamento do solo, e para os que tiverem que ser recolhidos preventivamente.

Restos mortais ainda estão nos escombros
Os restos mortais que deslizaram com a queda do muro não sofreram intervenção alguma e ainda se encontram sob a terra, aguardando oportuna e adequada remoção, como informou o Executivo.

Para os próximos dias serão retomadas as conversações com os representantes da obra, a fim de que fiquem definidas todas as questões jurídicas do assunto.

Cemitério fechado e trânsito liberado
No fim da tarde de sábado (1º) lonas foram colocadas na área afetada para evitar novos deslizamentos.

O local permanece fechado para visitas e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o trânsito na Avenida Paraná está liberado, pois por enquanto não houve necessidade de restringir o fluxo de veículos.

O cemitério também está fechado para sepultamentos e, caso seja necessário, o Município vai arcar com o serviço em algum outro cemitério, como por exemplo o Parque da Colina, para fazer sepultamentos.

Nota de esclarecimento

A empresa responsável pela obra ao lado do cemitério, emitiu uma nota de esclarecimentos no fim da tarde dessa segunda-feira (3). O documento informa que a empresa se solidariza com os familiares, que junto aos órgãos públicos busca soluções para o problema e ainda, informa que aguarda perícia judicial do ocorrido.

– Nota: Divulgação

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: