Pequenos detritos do cometa Halley, que entram na atmosfera da Terra e queimam como estrelas cadentes, poderão ser vistos em seu pico de aparição na madrugada desta segunda (5) para terça no céu. Essa é considerada pelos especialistas uma das melhores e mais nítidas chuvas de meteoros do ano.
Tratam-se dos Eta Aquarídeos, os farelos e pedacinhos do Halley, cometa que passou pela Terra em 1986 e agora se afasta do nosso planeta. De acordo com cientistas, a cada aproximação do Sol – o que ocorre em intervalos de 76 anos – o cometa produz uma cauda brilhante, deixando detritos por onde passa.
Por isso, toda vez que se vê uma estrela cadente, estamos vendo, na verdade, esses pedacinhos deixados pela última passagem do cometa.
Para ver
A chuva de meteoros é um dos fenômenos astronômicos mais democráticos: isso porque ela não precisa de telescópios ou lunetas (que, aliás, só atrapalham). O jeito bacana de observar é a olho nu.
O melhor horário será a partir das 2h30 da manhã. Olhe para o céu na direção da constelação de Aquário (olhe para o leste, onde o Sol nasce). A previsão é a de que sejam 200 meteoros por hora, mas não é possível ver todos: é necessário observar pelo menos por uma hora para pegar um número bom de estrelas cadentes.

COMPATILHAR: