A chuva que caiu sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte durante toda a manhã desta quarta-feira (3) marcou o segundo dia de recepção dos calouros da UFMG, no campus Pampulha. Muitos estudantes se assustaram com a inundação da Avenida Reitor Mendes Pimentel, principal entrada da universidade.
Por causa do alagamento, as rotas dos ônibus que passam pelo campus (linhas 5102, 9502 e suplementar 50) foram alteradas, o que deixou muita gente esperando nos pontos, no final da manhã. Veículos que estavam estacionados pelas ruas do campus foram arrastados pelas águas.
As inundações dentro do campus da universidade são comuns em época de chuva. Na Avenida Reitor Mendes Pimentel há placas indicando o risco de alagamento, mas os motoristas não deixam de estacionar no local.
De acordo com o Instituto Climatempo, entre 12h e 13h desta quarta, os pluviômetros marcaram cerca de 37 milímetros de chuva na Pampulha. Essa quantidade é considerada elevada para o período de uma hora. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia acumulou mais de 74 milímetros, desde o início da madrugada, na região.
A chuva foi causada por uma frente fria que está entre Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo e deve se prolongar até o final desta quarta. As nuvens devem chegar até a Zona da Mata mineira. Chove também no Vale do Rio Doce, no Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais. Apenas o Sul de Minas fica livre das chuvas, nesta quarta.

COMPARTILHAR: