Por volta das 14h desta sexta-feira (11), uma forte chuva, juntamente com muito vento, causou grandes estragos em Formiga. Praticamente toda a cidade ficou sem energia elétrica.
O temporal durou cerca de 20 minutos. Ruas ficaram alagadas; várias árvores caíram, inclusive, na rede elétrica e em cima de veículos; boa parte do muro da Eescola Estadual Doutor Abílio Machado (Polivalente, na rua Ramiro Correia, foi derrubado; estruturas de residências foram arrancadas; uma tampa de uma caixa d?água, em uma casa no centro, caiu em cima de um veículo.
Diversos também foram os prejuízos materiais, como ararelhos eletrônicos que foram queimados. Lojas, fábricas, empresas dos mais diversos ramos, agências bancárias e outros estabelecimentos ficaram por horas paralisadas por falta de energia elétrica.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para ajudar nos reparos.
Ainda na noite desta sexta-feira, alguns bairros continuavam sem energia elétrica. A redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias tentou entrar em contato várias vezes com a Cemig, porém, sem êxito.

Esclarecimentos
Neste sábado (12), A Cemig enviou nota esclarecendo que a interrupção no fornecimento de energia, ocorrida no dia 11 de fevereiro, às 14h05, em Formiga, foi provocada pela chuva que caiu na região com fortes rajadas de vento, provocando queda de árvores e objetos sobre as redes de distribuição da empresa, afetando o sistema elétrico que atende o município.
A companhia informa ainda que, por volta das 16h19, cerca de 83% dos clientes tiveram a energia restabelecida. O restabelecimento para os demais consumidores ocorreu gradativamente no final da tarde e da noite.
Na nota, a Cemig ressalta que, desde o início da ocorrência, várias equipes trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas.
A Cemig também esclarece que tem realizado rotineiramente manutenções preventivas em seu sistema elétrico além de investimentos da ordem de R$65 milhões na região Oeste, nos últimos 12 meses, para minimizar o número de interrupções.

COMPATILHAR: