As fortes chuvas que atingiram São Paulo no sábado (18) e na manhã desse domingo (19) não devem chegar a Minas Gerais na mesma intensidade.

De acordo com o meteorologista do Climatempo Ruibran dos Reis, o volume de chuva no litoral norte paulista foi um evento “atípico” e estava previsto.

Para Minas Gerais, estão previstas pancadas de chuvas isoladas, típicas da época do ano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sul, Oeste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.

Chuva em SP

Segundo o meteorologista, já estava prevista uma frente fria para o litoral de São Paulo. Contudo, Ruibran explica que o volume de chuva foi acima do esperado.

“O que está acontecendo em São Paulo nós já estávamos prevendo. Uma frente fria que ia chegar ontem [sábado], no litoral de São Paulo, e ia causar fortes chuvas de sábado para domingo, principalmente na madrugada de hoje”, explica.

“Nós tivemos em Bertioga uma precipitação de aproximadamente 651mm em 24 horas, isso equivale a quase o dobro de toda a precipitação esperada para todo o mês de fevereiro”, afirma o especialista. De acordo com Ruibran, a média do mês de fevereiro para a região é de 347mm.

Para o meteorologista a situação é “atípica”. “Eu, pessoalmente, nunca vi uma precipitação dessas em toda a história em menos de 24 horas aqui no Brasil”, diz.

O que causou a chuva em SP?

Segundo Ruibran, a frente fria que provocou os temporais em São Paulo deve ficar parcialmente ‘estacionada’ no estado durante toda a semana.

“A frente fria chegou no litoral de São Paulo, e, com a descida do ar quente, principalmente vindo da Amazônia, grandes temporais se formaram. Estava previsto”, reforça o meteorologista.

Quais os impactos da chuva em Minas?

Para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Sul e Oeste de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata estão previstas pancadas de chuvas isoladas ao longo da semana, de acordo com o especialista.

“Nada significativo igual a São Paulo. A partir de quinta-feira [23, essa frente fria avança para o litoral do Rio de Janeiro e devemos ter ‘pancadões’. Chuvas isoladas, típicas da época do ano”, explica.

“Quando o sistema chegar até Minas, chega com fraca intensidade. A partir de amanhã já não há esse risco de grandes temporais em São Paulo, mais chuvas isoladas, típicas da época do ano. A ‘chuvarada’ esperada para o litoral foi essa de ontem para hoje, com volume bastante elevado”, completou.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: