De quinta-feira da semana passada (3), antevéspera do Carnaval, até na Quarta-Feira de Cinzas (9), a chuva não deu trégua em Formiga, eram raros os momentos de uma rápida estiagem.
Um dos picos da chuva foi na madrugada de sábado (5) para domingo (6), quando próximo ao Parque de Exposições o rio Formiga chegou a transbordar. No bairro Quartéis, parte da ponte e da calçada no cruzamento da rua Expedicionários e avenida Paulo de Brito cederam e uma cratera se abriu no local.
Próximo ao poliesportivo do Formiga Tênis Clube (FTC), no Quinzinho, uma árvore foi arrancada e arrastada por cerca de 300 metros, além de se agarrar na estrutura da ponte Vicente Bento Palhares (Senhor Pecô). Por causa disso, a ponte ficou torta e a preocupação é de que ela caia a qualquer momento.
Ainda na avenida Paulo de Brito, próximo à Ponte do Lack, outra árvore foi arrancada e caiu no rio e também árvores caíram perto da ponte da rua Doutor Teixeira Soares. Houve deslizamento de terra no pontilhão da rua Doutor Carlos Chagas, que cedeu com o temporal do dia 16 de fevereiro e agora foi mais uma vez atingido pelas chuvas, aumentando a cratera no local.
Segundo o secretário adjunto de Obras, Riderson Borges, algumas empresas foram convidadas a apresentarem propostas para refazer o pontilhão, pois neste caso houve dispensa de licitação. A documentação foi apresentada na quinta-feira passada (3) e encaminhada para o setor jurídico da Prefeitura analisar, em seguida, a equipe da Secretaria de Obras dará o parecer técnico, mas não há previsão para as obras, depende agora da liberação pela Procuradoria Municipal, de acordo com o secretário.
Na avenida Paulo Lins, próximo ao Estádio Juca Pedro (Campo do Formiga), o asfalto foi danificado. Nesta quinta-feira (10), vários funcionários da Secretaria de Gestão Ambiental estavam realizando o corte de várias árvores, que estavam em risco de cair e levar com elas parte da via.
Segundo o secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho, quando o esgoto foi canalizado na avenida foram cortadas as raízes de diversas árvores, então elas tombaram para o lado do rio Formiga e estavam provocando várias rachaduras na avenida.
Próximo à linha férrea na região do Cemitério do Santíssimo, no bairro Sagrado Coração de Jesus, parte de uma casa desmoronou novamente. Por sorte, a residência está desabitada. Ainda houve deslizamento perto da ponte do Santo Antônio, levando para o rio muito barro e pedras. No bairro da Lajinha, na rua Iate, também houve desmoronamento de terra.
No bairro Engenho de Serra, árvores à beira do rio Formiga ficaram com as raízes expostas e deslizamento de terra naquelas imediações, além de diversos outros estragos pela cidade. De acordo com o secretário adjunto de Obras a Prefeitura está tomando as providências cabíveis.

COMPATILHAR: