As chuvas que caíram sobre Formiga durante a noite de quarta-feira (23), se estendendo madrugada adentro, conseguiram piorar, ainda que parecesse impossível, as condições da rua Rafael Soraggi, localizada no bairro Santa Luzia.

O calçamento da rua e das vias adjacentes está em péssimas condições há anos, provocando inundações em algumas casas e  ainda impossibilitando que algumas garagens sejam utilizadas.

Uma das moradoras afetadas é a balconista Eleuza de Faria Souza que, por uma dezena de vezes procurou a Secretaria de Obras em busca de ajuda para a solução das condições da via, mas nunca obteve êxito. “Meu marido precisou jogar umas pedras na entrada lá de casa para colocar o carro na garagem. Antes disso, ele já havia feito umas obras lá, construindo inclusive uma sarjeta, para impedir que água entre na casa (que já foi inundada duas vezes), mas o problema é mais grave e só a Prefeitura pode resolver”, comentou a moradora.

Na semana passada, Eleuza voltou à Secretaria de Obras e ouviu que ela deveria esperar pelo menos mais 15 dias, já que as máquinas novas adquiridas pelo município serão colocadas em uso e poderão ser usadas para os reparos. “Avisei que não esperaria mais nada. Que iria procurar a imprensa e quem mais pudesse nos ajudar. No mesmo dia, jogaram um pó bem em frente a minha casa e agora, com a chuva, esse material entupiu o bueiro e destruiu ainda mais a rua”, comentou.

Uma equipe do portal esteve no local na manhã desta quinta-feira (24) e confirmou a denúncia da moradora. “Isso aqui é uma vergonha. A gente cansa de pedir ajuda e ninguém faz nada!”, comentou outro morador que optou por não se identificar.

Próximo à esquina entre as ruas Rafael Soraggi e avenida Arnaldo Barbosa existe outro bueiro. Mal da para vê-lo em meio ao matagal e ao barro, o que agrava a situação da rua, por falta de condições para o escoamento da água da chuva.

Bueiro localizado na esquina entre a rua Rafael Soraggi e avenida Arnaldo Barbosa (Foto: Glaudson Rodrigues)

A balconista teme que, a situação se agrave nos próximos dias. “Vai abrir a rua inteira e vai levar meu muro e a minha cozinha”.

A previsão do tempo para os próximos dias é de mais chuva. O jornal tentou contato com a Secretaria de Obras, mas devido ao feriado da Semana Santa, nesta quinta-feira (24), foi decretado pelo Prefeito de Formiga, Moacir Ribeiro, ponto facultativo nas repartições públicas.

(Foto: Glaudson Rodrigues)

COMPATILHAR: