Dias nublados, temperaturas amenas para o verão e chuva devem marcar a semana do Centro-Oeste de Minas. Nesta segunda-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a região. O aviso começou a valer às 9h50 e está previsto para terminar às 6h de terça-feira (8).

Previsão do tempo

Com temperaturas entre 16°C e 30°C, o clima na semana do Centro-Oeste de Minas deve ser ameno para o verão. Chuvas são esperadas todos os dias e a umidade do ar deve variar de 70% a 100%.

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a condição climática é resultado de uma frente fria que atua entre os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e influenciará no Estado de Minas Gerais.

Devido a atuação do fenômeno, o esperado são dias nublados, instáveis e com chuva. A climatologista Alcione Wagner completou que é esperada a atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na quarta-feira, o que deve colaborar para a permanência das chuvas.

A condição climática deve provocar chuvas intensas em 24h e temporais com raios na quarta e na quinta-feira (10)

“O esperado é uma redução gradativa a partir da sexta-feira (11). Os acumulados devem ser significativos e ficarem acima de 200 mm”, disse.

Alerta do Inmet

O alerta emitido pelo Inmet nesta segunda prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 50 e 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h.

Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis16°C29ºC
Bom Despacho18ºC29ºC
Itaúna17°C28°C
Pompéu19ºC30ºC
Nova Serrana18ºC28°C
Pará de Minas17ºC28ºC
Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Segunda-feira (7): nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 16ºC e 27ºC;
  • Terça-feira (8): nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 17ºC e 29ºC;
  • Quarta-feira (9): nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 17ºC e 30ºC;
  • Quinta-feira (10): nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 17ºC e 28ºC;
  • Sexta-feira (11): nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 17ºC e 27ºC.

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: