No dia 03 de setembro, comemora-se o Dia do Biólogo. O UNIFOR-MG, por intermédio da coordenação do curso de Ciências Biológicas, promoveu, entre os dias 01 e 03 de setembro, um Ciclo de Palestras para comemorar a data. As apresentações foram realizadas a partir das 19:00 h, no Salão Nobre do UNIFOR-MG ?Eunézimo Lima?.

A abertura do evento foi feita pela diretora geral de Ensino, Profa. Ms. Inêidina Sobreira, e pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Profa. Ms. Lília Rosário Ribeiro. As professoras se manifestaram quanto à importância do ciclo, que determina um conceito diferenciado de ensino e proporciona novas aprendizagens aos alunos. Outra questão salientada foi a efetiva participação do biólogo no mercado de trabalho, já que todas as pesquisas humanas realizadas exigem o acompanhamento deste profissional.

Na segunda-feira, duas palestras foram realizadas. A primeira foi feita pelo Prof. Ms. Wander Lopes Pereira, que falou sobre Fitoquímicos e sua ação na prevenção do câncer. Aspectos relacionados ao surgimento e ao desenvolvimento da doença foram abordados, enfatizando a ação dos fitoquímicos na prevenção da mesma. A segunda explanação foi feita pelo Prof. Dr. José Barbosa Júnior, e teve como tema Colesterol.

No segundo dia do evento, alunos do sexto período de Ciências Biológicas promoveram miniconferências aos presentes. Os assuntos abordados foram: Acidente Vascular Cerebral; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Diabetes Mellitus; Maconha; e Métodos Contraceptivos.

No dia 03, o encerramento do Ciclo contou com a apresentação de dois professores do UNIFOR-MG. Verdades e mitos do modismo da sustentabilidade foi o assunto abordado pela Profa. Ms. Cláudia de Oliveira Gonçalves Nogueira. A última palestra foi proferida pelo Prof. Ms. Pascoal José Gaspar Júnior e tratou do tema Fungos: vilões ou heróis?.

Alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Nutrição e Engenharia Ambiental participaram do evento. O Ciclo foi oferecido, gratuitamente, aos estudantes, que se inscreveram mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será entregue a uma entidade filantrópica formiguense.

COMPATILHAR: