Cidades brasileiras registraram, desde a manhã desta terça-feira (13), atos em defesa da educação e contra a reforma da Previdência. Até por volta de 11h, 22 cidades de 12 estados e do Distrito Federal haviam tido protesto.

Desde maio, após governo do presidente Jair Bolsonaro anunciar cortes na educação, esta é a terceira mobilização nacional em defesa do setor. A primeira foi em 15 de maio e ocorreu em ao menos 222 cidades de todos os estados e do DF. A segunda ocorreu em 30 de maio, em pelo menos 136 cidades de 25 estados e do DF.

Os protestos desta terça-feira foram convocados por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

A pauta contra a reforma da Previdência tem sido recorrente em atos que envolvem críticas ao governo federal. A proposta de emenda à Constituição que altera as regras da Previdência foi enviada pelo Executivo ao Congresso. O texto já foi aprovado em dois turnos na Câmara e agora está sendo discutido pelo Senado.

Veja como foram os atos

Distrito Federal

BRASÍLIA, 10h: manifestantes protestam contra cortes na Educação, em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/G1

No DF, professores, estudantes e lideranças indígenas de todo o país se reuniram na Esplanada dos Ministérios, área central de Brasília, para protestar contra os cortes da educação e contra a reforma da Previdência. Mais cedo, manifestantes fecharam três faixas da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) com pneus em chamas, o que causou engarrafamento antes das 7h.

São Paulo

PIRACICABA, 9h23: Estudantes da Esalq levam cartazes em protesto contra cortes na educação — Foto: João Alvarenga/EPTV

Em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, um grupo de estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizou uma passeata pelas ruas da cidade. Em São Carlos, estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) saíram em passeata com faixas e cartazes. Também houve atos em Campinas e Sorocaba.

Bahia

SALVADOR, 10h20: passeata toma toda a extensão da pista — Foto: Phael Fernandes/G1 Bahia

No Centro de Salvador, professores, estudantes, centrais sindicais e sociedade civil organizada realizaram ato nesta manhã. A concentração começou por volta das 9h no Largo do Campo Grande e seguiu em direção à praça Castro Alves. Também houve ato em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros da capital.

Ceará

FORTALEZA, 9h18: Manifestantes saem às ruas em protesto contra reforma da Educação — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

No Ceará, já de manhã havia protestos em Fortaleza e em cidades do interior. Na capital, manifestantes se concentraram desde as 8h em frente à Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica, com faixas e carro de som para dizer palavras de ordem contra o o governo federal. No ato, também houve manifestações contra a reforma da Previdência. Também houve atos nas cidades de Cascavel, na Região Metropolitana, e em Sobral e Iguatu, no interior do estado.

Pernambuco

CARUARU, 9h25 – Manifestantes protestam no Centro da cidade — Foto: Matheus Guerra/TV Asa Branca

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o ato começou por volta das 9h contra os cortes de verbas para a educação e a reforma da Previdência. Professores, alunos e representantes de partidos e associações participaram do movimento.

Piauí

TERESINA, 9h15min: Manifestantes com cartazes no Centro da capital — — Foto: Foto: Gilcilene Araújo/G1

No Centro de Teresina, nesta manhã havia três protestos contra a proposta de reforma da Previdência e contra os cortes do governo federal em áreas como saúde e educação.

Alagoas

MACEIÓ, 9h53: Manifestantes ocupam as faixas da Avenida Fernandes Lima — Foto: Waldson Costa/G1

Em Maceió, estudantes, professores e servidores públicos participam do ato nacional pela educação e contra a reforma da Previdência. A manifestação começou em frente ao principal complexo educacional de Alagoas, o Cepa.

Rio Grande do Sul

SANTA MARIA, 7h52: Manifestantes saem às ruas em protesto contra reforma da Educação. — Foto: Maurício Rebelato/RBS TV

 

Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, estudantes e servidores da universidade federal do município (UFSM) participaram de ato em frente ao arco que dá acesso ao campus. Também houve mobilização de estudantes e professores da rede estadual de ensino.

Paraíba

CAMPINA GRANDE, 10h45: Universitários saem da UFCG em caminhada em direção à Praça da Bandeira em protesto contra cortes na educação, nesta terça-feira (13) — Foto: Érica Ribeiro/G1

Na Paraíba, diferentes categorias se reuniram em pontos da Campina Grande, no interior, para sair em caminhada e se encontrarem na Praça da Bandeira, no Centro da cidade.
Amapá

No Amapá, uma aula pública marcou o início da manifestação de professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) contra cortes na Educação. O grupo se reuniu na entrada da instituição e bloqueou a passagem de veículos.

Mato Grosso

RONDONÓPOLIS, 8h30: Manifestantes saem às ruas em protesto contra reforma da Educação e Previdência — Foto: Maycon Araújo/TV Centro América

Em Mato Grosso, manifestantes fizeram protestos em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá. Os participantes levaram faixas e utilizam um carro de som para dizer palavras de ordem contra o governo federal.

Mato Grosso do Sul

Campo Grande, 9h: manifestantes em caminhada por ruas de Campo Grande — Foto: Cláudia Gaigher/TV Morena

 

Em Mato Grosso do Sul, houve atos em ao menos três cidades. Em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados, a concentração dos manifestantes começou por volta das 8h (horário local de MS). Depois, os grupos fizeram caminhadas pela área central das respectivas cidades.

Sergipe

ARACAJU, 9h18: Manifestantes na porta do Palácio do Governo contra cortes na Educação, Programa Future-se e Reforma da Previdência — Foto: Lays Rocha/TV Sergipe

Em Sergipe, professores e estudantes paralisaram as atividades. Desde a madrugada, os portões da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, foram fechados e as atividades, suspensas. Professores e servidores de todos os campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) também decidiram paralisar nesta terça-feira e as aulas não serão realizadas, de acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: