O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é comemorado nesta terça-feira (1º). A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Santa Casa de Caridade de Formiga inicia uma campanha de conscientização sobre a importância de prevenir a doença que será realizada durante todo o mês, conhecido como “Dezembro Vermelho”.

Uma faixa foi confeccionada com o slogan criado pela Cipa: “Prevenção não tem idade. Diga não ao preconceito e à discriminação”, que ficará durante todo mês exposta na fachada do hospital. Além disso, foram elaborados panfletos e cartazes de divulgação para serem distribuídos e afixados nas dependências do hospital.

De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a campanha busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi instituído em outubro de 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde e ratificado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem como objetivo reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão para com as pessoas infectadas pelo HIV/aids.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: