A Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros (Fecitur) e a Secretaria de Estado de Turismo(Setur) promovem esta semana o 9º Encontro das Associações de Circuitos Turísticos de Minas Gerais. O evento teve início na terça-feira (3) e termina na sexta-feira (6) e conta com a participação da secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, dos presidentes e gestores das Associações dos Circuitos Mineiros, além da equipe da Setur responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo em Minas Gerais.
O Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, que é constituído de nove cidades da região (Boa Esperança, Candeias, Campo Belo, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Pains e Pimenta), está representado pelo presidente Danilo Garcia.
O encontro acontece no distrito de Monte Verde, em Camanducaia, na região turística Serras Verdes do Sul de Minas. A Setur aproveita a oportunidade para mobilizar os presidentes e gestores para a participação na segunda edição do Salão Mineiro do Turismo, além de apresentar projetos e programas para 2009.
Durante o encontro, os presidentes dos circuitos turísticos participam de palestras com especialistas em projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em interface com o turismo e Programa de Voluntários da Organização Mundial do Turismo (OMT), além de uma mesa redonda para a discussão de aplicações no turismo do ICMS Solidário. O encerramento acontece em Belo Horizonte, na próxima sexta-feira, com palestra do secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Airton Nogueira Pereira.
As Associações dos Circuitos Turísticos são instâncias de governança regional que reúnem um conjunto de municípios com afinidades culturais, sociais e econômicas. Cada associação tem um presidente e um gestor, que representam todas as instituições e as cidades envolvidas. Minas Gerais conta com 52 Associações de Circuitos Turísticos formatadas e 42 certificadas, de acordo com a Resolução 08/2008.

COMPATILHAR: