A Arcata, clínica especializada em procedimentos odontológicos e estéticos, está sendo investigada pela Polícia Civil suspeita de dar calote de R$ 4 milhões a clientes. A empresa fechou as portas no dia 8 de abril e deixou pacientes com tratamentos inacabados.

Conforme a investigação, 618 clientes prestaram queixa alegando que tiveram os procedimentos suspensos sem qualquer aviso prévio. Nessa segunda-feira (3) a Policia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra os quatro sócios da empresa. O celular e o notebook de um deles, que mora no bairro Vila Paris, região Centro-Sul de BH, foram apreendidos.

As investigações começaram logo após o fechamento da empresa, no dia 8 de março. Em coletiva, o delegado Julio Wilke, disse que os proprietários são investigados por estelionato, já que a empresa agiu de má fé ao alegar falência visto que vários contratos foram assinados no dia anterior da emissão do comunicado de falência. “Estamos tentando descobrir se já sabiam da situação e a quanto tempo, já que eles continuaram as vendas. Se não pensaram nem em devolver os valores ou continuar com algum parceiro”, disse.

Segundo a polícia, além do prejuízo financeiro, algumas das vítimas não conseguiram retomar seus tratamentos e estão passando por problemas odontológicos e estéticos. “Inúmeros consumidores disseram pra gente que tem dificuldade em pegar o prontuário. Assinaram o contrato, não tiveram o serviço realizado e não conseguem retomar esse tratamento em outro lugar, já que a empresa não dá o prontuário medico”, explicou a delegada Danubia Quadros.

De acordo com o levantamento da corporação, só em Belo Horizonte, a clínica possuía mais de 1.200 contratos ativos. O número de vítimas pode aumentar ainda mais, já que nem todas as pessoas que foram vítimas registraram queixa. Alguns desses vínculos tinha valores superiores a R$ 30 mil.

Calote

Clientes que procuraram qualquer uma das quatro unidades na clínica na capital encontraram as portas fechadas, com escritórios e consultórios vazios. A clínica apagou todas as publicações de sua conta no Instagram, deixando apenas um comunicado  onde afirma que a pandemia de covid-19 e as imposições de restrições dos órgãos públicos à atividade da Arcata foram responsáveis pela falência.

No comunicado, a Arcata ainda afirma que “os pacientes que possuem contratos ativos poderão entrar em contato com o e-mail [email protected] para tratar da negociação para suspensão dos pagamentos, suspensão de parcelamentos em cartão de crédito”.

A reportagem todo Hoje em Dia entrou contato com a clínica, mas não obteve retorno.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: