Representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecon) se reuniram na semana passada para analisar e decidir sobre a doação de terrenos para construção e/ou expansão de empresas em Formiga.
A reunião, presidida por Carlyle Ribeiro, suplente do presidente do conselho, foi iniciada com a leitura da ata do encontro anterior e, em seguida, foram apresentados os projetos que já haviam sido previamente examinados no que diz respeito à documentação necessária.
O primeiro projeto analisado é referente à doação de um terreno, próximo à BR-354, à Cooperativa Agropecuária de Formiga Ltda. O terreno é anexo à cooperativa e tem aproximadamente 5 mil metros quadrados. Segundo informações do Codecon, a Cooperativa Agropecuária pretende fabricar leite pasteurizado nessa nova área. A doação foi autorizada pelos membros do conselho e será encaminhado o projeto para a Câmara Municipal aprovar.
Outra doação colocada em discussão diz respeito à doação de um terreno na avenida Guiomar Garcia Neto à empresa responsável pelo supermercado Ki Sacolão. No local, será construído um hipermercado, que deverá gerar aproximadamente 180 novos empregos. Esta doação também foi aprovada.
Em seguida, também foi aprovada a doação de um terreno no Distrito Industrial José Luiz Andrade II à empresa Café Centenário. Esta foi a primeira empresa que elaborou e apresentou um projeto para instalação no Distrito Industrial II.
Cada uma dessas aprovações foi bastante discutida pelos membros do Codecon, que avaliaram diversos aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Doces Prainha
O Codecon também discutiu o projeto de doação de cerca de 10 lotes localizados no bairro Recanto da Praia à empresa Doces Prainha, que já funciona no local. O conselho determinou que fosse formada uma comissão para fazer uma visita ao local e elaborar um parecer, no qual será determinada ou não a doação do terreno.
Economia em expansão
Durante a reunião, o presidente em exercício do Codecon e também chefe do Departamento de Industria e Comércio, Carlyle Ribeiro, ressaltou o bom momento da economia no município. Carlyle Ribeiro lembrou o recorde conquistado no mês de agosto relativo à geração de empregos em 2010. Em oito meses, foram gerados em Formiga 1.509 postos de trabalho.
A previsão do Codecon é de que, com a aprovação dessas doações de terrenos, sejam gerados, aproximadamente, mais 200 novos postos de trabalho.

COMPATILHAR: