De 20 a 23 de setembro, o Centro Universitário de Formiga foi sede da I Semana Jurídica de Direito de Família. O evento foi realizado no Salão Nobre ?Eunézimo Lima? e contou com a participação de representantes do Unifor-MG, coordenadores, professores, alunos, egressos da instituição, além de autoridades, profissionais e interessados da comunidade em geral.
Durante toda a semana, temas atuais e de grande relevância foram tratados por autoridades, representantes e professores da área jurídica, aproximando os alunos das novidades do ramo e apresentado-os, de forma inovadora, crítica e reflexiva, às diferentes maneiras de se trabalhar o Direito.
Palestras
No dia 20, o professor. Antônio Marcos Nohmi tratou dos temas ?Divórcio e alienação parental? e ?O fim da separação no Brasil e a nova Emenda Constitucional sobre o divórcio?, propondo uma visão mais humana do sistema jurídico no país.
No dia 21, ?Maioridade civil, menor sob guarda e pensão alimentícia: questões do Direito Civil refletidas no Direito Previdenciário? foi o tema tratado pela advogada Sibele Barony Bueno. O professor Walsir Edson Rodrigues Júnior falou sobre ?Aspectos controvertidos sobre alimentos?. Ambos abordaram questões variadas e controversas a respeito dessas áreas.
Em 22 de setembro, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Alberto Aluízio Pacheco de Andrade, tratou do assunto ?A prova no Direito de Família? e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, professor Dimas Messias de Carvalho, ministrou a palestra ?Atuais modelos de família e proteção?. Os palestrantes apresentaram os temas de maneira inovadora, chamando os alunos para a importância dos mesmos.
A semana foi encerrada no dia 23, quando a advogada Lúcia Massara proferiu a explanação intitulada ?Regime de bens? e o professor Nacib Rachid Silva tratou do tema ?A homossexualidade vista pelos tribunais?. No momento, os convidados puderam refletir sobre as questões, de forma a encará-las de maneira menos conservadora e mais reflexiva.
Segundo o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), André Hostalácio Freitas, ?o evento foi um sucesso, com participação efetiva dos alunos do curso de direito, fato que contribui, sobremaneira, para a elevação do nível do debate das questões jurídicas atuais. A escolha dos palestrantes pela OAB-Formiga, por intermédio da Dra. Cirlanda Chaves e da Dra. Míriam Tagliaferri, foi impecável?, ressaltou.
Promoção
O evento foi uma promoção da Escola Superior de Advocacia (ESA) o Centro Universitário e da 16a Subseção da OAB/MG (Ordem dos Advogados de Minas Gerais) ? Formiga, com o apoio do Diretório Acadêmico (DA) do curso de direito do Unifor.

COMPATILHAR: