Na noite de 21 de fevereiro, foi realizado um treinamento sobre Desinfecção das Instalações e Manejo dos Animais Abrigados no Centro de Defesa à Vida Animal (Codevida). O evento ocorreu nas dependências do órgão e contou com a presença dos colaboradores do setor: Flávio Dias da Silva, José Ronaldo da Silva, Júlio César Alves da Costa, Maria Paula Bernardes Versiani, Mércia Campos de Rosa Souza, Mirna Raquel Simão, Ronilson Batista de Castro e Fernanda Pinheiro Lima; além da representante da Associação Protetora dos Animais de Formiga (apaf), Rose Andrade, e do médico veterinário Euler Cristiano de Andrade, responsável pela capacitação.
Fernanda P. Lima deu início à reunião, agradecendo a presença de todos e, principalmente, do médico verterinário Euler, o qual proferiu a palestra, sem cobrar nenhum honorário. Em seguida, ressaltou a importância do minicurso apresentado.
Dentre muitos outros assuntos, Euler falou sobre os produtos disponíveis no CODEVIDA, para a realização de desinfecção, limpeza e dedetização das baias onde os animais ficam abrigados. Ele detalhou a utilização, concentração e forma de aplicação de cada um. Explicou, ainda, sobre os dois principais vírus que acometem cães em nosso meio, que é o da Cinomose Canina e o da Parvovirose Canina. ?Esses vírus não acometem os seres humanos, mas são altamente contagiosos entre os cães. O da Cinomose tem pouca resistência no ambiente, morre em pouco tempo, mas possui grande capacidade de transmissão pelo ar (contato indireto) de um cão contaminado para outro. Já o vírus da Parvovirose resiste muito tempo no ambiente, mas seu pontecial de transmissão é pelo contato direto com fezes de uma baia para outra. Por isso, é preciso ficar atento a animais que estejam apresentando quadros de diarréia, vômito e/ou respiratórios (animais que parecem estar gripados)?, detalhou. Euler ainda enfatizou a importância de se realizar, de forma correta, a desinfecção dos lugares onde ficam os animais e também o modo correto de conservação da medicação disponível no CODEVIDA.
O evento teve como parceiros a Clínica Vetcenter e a apaf.

COMPATILHAR: