Membros do Coletivo Poesia de Rua de Formiga se reuniram no Horto florestal, no sábado (4), para celebrar 1 ano de seus encontros mensais para leitura, estudo e oficinas criativas de literatura denominada de Tarde Poética.

O evento contou com a participação de 22 integrantes do coletivo. A atividade foi conduzida pelos coordenadores Ana Dulce, Rosilene Costa e Victor Marques que abriram as atividades com uma fala de agradecimento aos presentes e enaltecendo o esforço de cada um em manter a cada encontro mensal a paixão pela poesia e literatura viva.

Em seguida, foi aberta aos demais integrantes um momento de fala, sendo oportunizada a leitura de poesias pelos membros presentes sendo muitas delas autorais. A atividade foi finalizada com a criação de um poema coletivo feito pelos presentes, tendo como temática o aniversário de 1 ano da Tarde Poética e, em seguida, um lanche comemorativo.

A Tarde Poética é a principal ação desenvolvida pelo coletivo Poesia de Rua, se caracterizando como um encontro que ocorre mensalmente, aos sábados, de forma itinerante e aberta a quem quiser participar.

Os participantes tem a oportunidade de leitura de poesias autorais ou de autores consagrados e realização de ações literárias coletivas como a produção de poemas coletivos e contos.

O primeiro encontro ocorreu no dia 5 de abril de2022 no mesmo Horto Florestal e, de lá pra cá, essa ação percorreu diversos pontos da cidade como a Venda do Chico, o mirante do Cristo, a Casa do Engenheiro, a Estação Ferroviária entre outros.

Sobre o Coletivo Poesia de Rua

O Coletivo Poesia de Rua foi criado em dezembro de 2020 por Victor Marques, Herbert Vieira, Gustavo Lyra e Vinícius Abreu, amigos que tinham em comum o amor pela poesia.

Em um primeiro momento, desenvolvia somente a colagem de poesias em espaços públicos da cidade visando o estímulo à leitura e sensibilidade poética.

O coletivo cresceu desde então, e hoje engloba além da colagem, várias atividades como a Tarde Poética, de maior destaque, a exposição mensal de poemas na Venda do Chico por meio de um mural do coletivo instalado no local, parceria com um jornal local na produção de um fanzine mensal de poesias chamado Lepra, ação literária no Asilo São Vicente de Paula, dentre outras.

O Coletivo Poesia de Rua conta hoje com aproximadamente 40 participantes e coordenado por Victor Marques, Ana Dulce e Rosilene Costa.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

 

COMPATILHAR: