Tanto por desejo quanto por necessidade, o empreendedorismo é uma tendência que se intensificou no Brasil ao longo da pandemia. Até dezembro de 2021, a Receita Federal contabilizou 13,3 milhões de novos microempreendedores e nos dez primeiros meses do ano, segundo o Serasa Experian, 3,4 milhões de empresas foram criadas, um aumento de 21,4% em relação a 2020.

Também por aí, o interesse em programas de TV, em especial realities, relacionados a essa temática é crescente, e a produtora Floresta, da Sony Pictures Television, aproveitou a oportunidade para investir forte neste segmento.

O “Shark Tank Brasil”, por exemplo, faz parte do seu catálogo e caminha para a sétima temporada no Sony Channel. Nos últimos cinco anos, a versão brasileira do programa acumulou uma audiência de mais de 10 milhões de pessoas, e o canal no YouTube hoje conta com mais de 739 mil inscritos.

Outro destaque da produtora, disponível na Netflix desde 9 de fevereiro, é o “Ideias à Venda”, um game show com eliminações e prêmio final, apresentado por Eliana. A cada episódio, quatro empreendedores de um mesmo segmento apresentam seus produtos e os mais bem avaliados passam para a final. O prêmio é de 200 mil reais.

Os interessados em formatos do gênero podem ainda acompanhar “O Plano é Esse”, comandado por Danni Suzuki. É um reality de convivência do Multishow  disponível no Globoplay, que premia o vencedor com 125 mil reais para investir no próprio negócio.

 

Avaliação

Ainda a propósito desse tema, Rogério Farah, diretor de entretenimento da Floresta, diz que empreender é um tabu para a audiência brasileira porque não aprendemos educação financeira nas escolas, “então muitos acham chato”.

Para ele, o grande desafio é fazer com que esses programas se tornem interessantes para as audiências, equilibrando doses de entretenimento com um conteúdo de valor, que possa educar o público.

 

Carro-chefe

A próxima novela das sete, “Cara e Coragem”, escrita por Cláudia Souto, é descrita como uma comédia romântica.

Mas as cenas de ação serão o seu carro-chefe.

 

 

Na torcida

 

Marcelo Médici é um dos mais animados com essa possibilidade de trabalhar em uma nova sitcom, na Bandeirantes. Se confirmado o projeto, ele ficará no ar em duas TVs abertas.

Como se sabe, a Globo tem acionado o “Vai Que Cola” nas noites de sábado.

 

Aquecimento

 

Na Band em São Paulo começam os preparativos para recepcionar as 12 concorrentes que irão disputar um papel na série da HBO Max “Segundas Intenções”.

O concurso vai acontecer em maio no programa de Fausto Silva.

 

E aí?

 

Chama atenção como o “Programa Silvio Santos”, na versão comandada por Patrícia Abravanel, vem passando por mudanças no seu formato. E aí fica a pergunta: e quando o dono voltar?

 

Dureza

Em dias de “Libertadores” no SBT, o “Programa do Ratinho” entra no ar ali por volta de meia-noite.

Não tem audiência que resista.

 

Aposta

Rodrigo Sant’Anna, humorista, está apostando suas fichas na estreia de “A Sogra que Te Pariu”, dia 13, na Netflix. O desejo é que essa seja a primeira de muitas jornadas na plataforma de streaming.

Serão 10 episódios na primeira temporada.

 

Estreia

Neste domingo, às 18h, acontece a estreia da quarta temporada do reality musical “Canta Comigo” na Record, com um pacote de novidades, sob o comando de Rodrigo Faro.

No painel dos 100 jurados, a presença de Beto Marden, ator e apresentador, que possui passagens por vários programas de TV e também por produções do teatro musical.

 

Fartura

A pandemia e a paralisação da dramaturgia, lá atrás, deram um freio nas produções da Globo. Isso acabou estocando um número enorme de talentos, que hoje estão à disposição de suas novelas e séries.

Uma fartura como nunca se viu.

 

Loteria

Estão disputadíssimos na Globo os últimos testes para integrar o elenco de “Mar do Sertão”, superprojeto da casa para a faixa das 18h liderado por Mário Teixeira e Allan Fiterman.

Em tom de brincadeira, um ator, amigo deste espaço, disse que está mais fácil acertar na loteria. Estão bem rigorosos.

 

Bate-Rebate

  • Atriz e cantora, Malu Rodrigues já faz por merecer um papel de destaque nas produções da Globo…
  • …Ela vive a personagem Irma na primeira fase de “Pantanal”.
  • A cantora e compositora Marina Elali e o também cantor e músico Jon Secada participaram de um especial da Telemundo Miami…
  • …Eles divulgaram uma ação social com crianças.
  • Robson Tonnini integra o elenco da série “Cafeína”, que está sendo gravada e já negociada com plataformas…
  • …Na trama, o ator pernambucano dá vida a Tito, um jovem encrenqueiro que se apaixona por Rachel (Carla El), uma enfermeira que trabalhou na Segunda Guerra…
  • … O projeto é baseado na vida de Rachel Steingruber, que dedicou a vida ao atendimento da saúde no Mato Grosso.
  • Luigi Cani estreou recentemente o quadro “Cani nas Alturas” no Domingão com Huck…
  • … Um dos paraquedistas mais conhecidos e respeitados mundialmente, Cani desafiou a gravidade para semear o coração da Amazônia com mais de 100 milhões de sementes nativas da região…
  • …O trabalho gerou um documentário, “100 milhões de sementes”, que também será exibido em 30 de abril, no Canal Off.

 

C´est fini

 

Prestes a entrar na novela “Além da Ilusão”, o ator Lucas Drummond também vai estrear seu novo curta, “Todos os prêmios que eu nunca te dei”, em festivais do Brasil e da Europa. A produção é estrelada por Drummond ao lado de Matheus Campos, da série “As Five”.

Outro curta, produzido e estrelado por Lucas,” Depois daquela festa”, disponível no Telecine e no Globoplay, marcou presença em nada menos que 62 festivais em 26 países.

COMPATILHAR: