O microfone com fio é uma peça que a maioria dos apresentadores de hoje sequer conheceu. Mas inesquecíveis programas se fizeram com ele.

De imediato nos lembramos de Flávio Cavalcanti e seu microfone com fio em um pedestal, e os momentos em que Flávio passeava com ele no palco para apresentar as suas reportagens ou grandes cantores.

Wilson Simonal, também com um microfone de fio, arrebatava plateias e fez um Maracanãzinho lotado, em coro, cantar com ele “Meu Limão, Meu Limoeiro”, entre outros sucessos.

Saulo Gomes, um dos maiores repórteres da história da TV, com seu microfone entrava toda hora na TV Tupi para mostrar, ao vivo, as suas investigações incríveis, assim como Blota Junior e Sonia Ribeiro, da mesma forma, comandaram os maiores festivais da MPB até hoje realizados.

E o icônico “Record em Notícias”, jornal da hora do almoço, que Ferreira Netto batizou de “Jornal da Tosse”, criado numa época em que a antiga TV Record passava por dificuldades financeiras inacreditáveis. Da tosse porque entre os seus participantes, todos com idade avançada, sempre tinha alguém pigarreando ou tossindo. E o Hélio Ansaldo, rebolava, porque não tinha microfone com fio para todos.

Isso só para contar que desde o começo a televisão é feita no peito e na raça, com a maior dedicação dos seus profissionais e respeito pelas pessoas que, em suas casas, dão a audiência aos programas. A tecnologia é importante, mas este amor à camisa sempre estará acima de tudo.

E outra

Chega a ser até uma incoerência com a tecnologia dos dias atuais, não permitir, no futebol, aos repórteres de campo, fazer os seus trabalhos livremente. Ninguém mais pode entrar nos gramados, no máximo ficar nas laterais e só ouvir as pessoas que os assessores de imprensa determinam.

Lá atrás

O uso do “Motorola”, uma geringonça daquelas, já foi um avanço extraordinário, só que antes dela ainda repórteres de campo como Ethel Rodrigues, Roberto Carmona, Candido Garcia, Fausto Silva, Roberto Silva e tantos outros, só usavam microfones com fio.

E tome fio nisso e tudo espalhado pelo gramado. Uma bagunça organizada.

Perfil

Maria Casadevall vai aparecer em um dos principais papéis de “Rio Connection”, parceria Globo e Sony, já inteiramente gravada, mas ainda sem data de lançamento, como Lilly.

É uma falsificadora de quadros que se envolve com os personagens de Raphael Kahn e Rômulo Arantes Neto, descrita como uma pessoa livre e de espírito aventureiro.

 Anote

Entre os diretamente envolvidos, todos desconversam. “Não é bem assim” é a frase padrão, porém com a maior das certezas essa coluna pode assegurar que tem um novo canal de notícias a caminho. E aqui mesmo, há não muito tempo, se deu um toque sobre isso.

Elucidação

Esse novo canal de notícias a caminho é uma iniciativa do Grupo Newco, que tem os irmãos Johnny, Nono e Marisa Saad como sócios.

Várias providências já estão sendo tomadas. Já existem até espaços reservados na sede da rua Tabapuã.

 Vale lembrar

Este canal de notícias da Newco não tem nada a ver com a Bandeirantes, embora Johnny, Nono e Marisa, junto com outros irmãos, também sejam sócios de lá.

Isso significa que será um novo concorrente do BandNews.

Bastidor

Ainda em torno desses interiores, há um grupo de figuras conhecidas do mercado interessado em negociar com os donos da Rede TV!.

Propostas de compra ou de arrendamento de horários estão sendo elaboradas.

De outra parte

Algumas mudanças estão sendo previstas na apresentação dos telejornais e programas jornalísticos.

Érica Reis, por exemplo, depois de dez anos no posto, deve trocar o “Leitura Dinâmica” por outro jornal.  

Chegando a hora

Carnaval em curso, muita gente no modo descanso, mas no campo esportivo a contagem regressiva para a licitação da Libertadores e Sul-Americana já foi disparada pela Conmebol.

Sexta-feira próxima é o prazo limite para a entrega de propostas.

Cinema

A Elo Company está trabalhando em 10 projetos em diferentes fases de produção. Entre as novidades, previstas para este ano, o filme “Caindo na Real”, em parceria com o Telecine. É um conto de fadas contemporâneo, sob direção de André Pellenz e roteiro de Bia Crespo.

A obra irá retratar um Brasil onde todos gostariam de morar: um país que tem solução.

Teatro

A atriz e cantora Sienna Belle, de “Carinha de Anjo” e “Bugados”, será uma das protagonistas de “13”, sucesso da Broadway que estreia dia 2 de abril no Teatro Liberdade, em São Paulo.

Para quem não sabe, este musical apresentou Ariana Grande para o mundo. Também no elenco, Igor Jansen, Gabriela Ayumi e Enzo Krieger.

Bate – Rebate

·       O canal Sony vai produzir a sétima temporada do reality “Shark Tank Brasil”, de empreendedorismo. Inscrições abertas.

·       Escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, “Paraíso Tropical” estreia nesta segunda-feira no Globoplay…

·       … A novela está completando 15 anos da sua primeira exibição. 

·       A “Pizzaria do Faustão”, nesta segunda, vai receber Alceu Valença, o casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, e os atores Sophia Abrahão e Sérgio Marone…

·       … Amanhã o programa terá as presenças de Vera Fischer, Maisa Silva e Armando Babaioff.

·       Fred Mayrink, diretor de “Salve-se Quem Puder”, foi a Portugal e, entre outros compromissos, esteve com o autor Daniel Ortiz…

·       … Ortiz que já desenvolve novos trabalhos para a Globo.

·       Nesta segunda, 22h30, a Record tem mais um episódio de “Aeroporto – Área Restrita”, com Cesar Filho.

·       Considerando o “BBB” inteiro, todo conjunto da obra, além da competência, Tadeu Schmidt tem muita paciência e é uma pessoa bem educada.

·       Evidente que trabalhar com estratégias sempre será necessário, mas verifica que, no caso de Globo e Record, as duas estão tocando as suas coisas…

·       … Uma sem tanto se preocupar com a vida da outra.

C´est fini

O “Bem Amigos”, do SporTV, mesmo em meio ao feriado, será exibido normalmente na noite desta segunda-feira. Chama atenção porque isso nunca aconteceu.

E será uma edição especial, dedicada ao Carnaval. Está gravado.

COMPATILHAR: