O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH-Doce), aprovado no último final de semana em Governador Valadares, revelou dados desanimadores. A proposta do documento é apresentar as condições atuais do território hídrico e, então, levantar possíveis soluções. Sendo assim, na semana passada, o estudo mostrou que a realidade do saneamento básico na bacia encontra-se precária. Uma vez que, de acordo com o Plano, o leito do rio recebe, por ano, pelo menos 270 milhões de m³ (metros cúbicos) de esgoto sem tratamento. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

 

Colheita de café chega a 80%

A colheita de café na região de atuação da Minasul já está na reta final. Com apenas 20% de café ainda a ser colhido, o produtor precisa ter resiliência para garantir eficiência nas atividades finais da colheita, que representa uma grande parcela dentro do custo de produção total e, tanto a operação manual quanto a mecanizada podem onerar ainda mais o custo, já que o preço do café oscilou muito nas últimas semanas. (Jornal Blog do Madeira – Varginha)

 

Sabará recebe mais de R$ 1 milhão

A Prefeitura de Sabará, divulgou que recebeu por meio da Secretaria Municipal de Cultura R$ 1.145.968,43 milhão, da Lei Federal Paulo Gustavo. A cidade foi uma das primeiras de Minas a receber o recurso financeiro. Até o momento, apenas 17% dos municípios mineiros já estão com o dinheiro no caixa da administração municipal. Segundo a pasta do valor total recebido por Sabará, 70% será destinado, exclusivamente, ao segmento audiovisual, conforme determinação da lei. (Jornal Sabará Notícias)

 

Pouso Alegre limpa galerias

Visando o escoamento e drenagem das águas pluviais, além de evitar inundações, a Prefeitura de Pouso Alegre está realizando a readequação e desobstrução das galerias pluviais. “A finalidade é manter as tubulações de captação de águas pluviais funcionando adequadamente e evitar alagamentos em períodos de chuvas. Mas, ressaltamos que é fundamental que a população também faça sua parte, descartando lixo apenas em locais adequados e próximo aos horários de coleta”, pontua o Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Augusto Hart Ferreira. (Diário Regional – Pouso Alegre)

 

Circuito E-Minas reúne lideranças

Pará de Minas e Diamantina serão as próximas cidades a receber o Circuito E-Minas, nos dias 22 e 24 de agosto, respectivamente. O evento é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas – Federaminas, em parceria com as associações comerciais de Pará de Minas e Diamantina. Atualmente, a economia de Pará de Minas gira em torno do agronegócio. O município e o entorno possuem uma forte cadeia produtiva de frango e suínos, composta por produtores, indústria e empresas. (Jornal Diário – Pará de Minas)

 

COMPATILHAR: