É normal nos balanços de fim de ano apontar altos e baixos na organização de uma equipe. Porém, na Seleção Brasileira que encerrou a temporada 2013 com uma vitória por 2 a 1 sobre o Chile, na terça-feira (19), em Toronto, no Canadá, o técnico Luiz Felipe Scolari tem muito mais a comemorar do que lamentar na busca da lista final de convocados para a Copa do Mundo. Agora, o comandante terá apenas o jogo do dia 5 de março, contra a África do Sul, em Joanesburgo, para sanar qualquer dúvida sobre quem vai chamar para o torneio.
O treinador ganhou nomes como os do zagueiro Marquinhos e dos atacantes Robinho e Willian. Convocados pela primeira vez, os três tiveram boa participação nos amistosos diante dos chilenos e na goleada por 5 a 0 sobre Honduras, sábado (16), em Miami, nos Estados Unidos. Passou a ter mais opções para montar o grupo de 23 jogadores que participará do Mundial.
?Por enquanto, esse é o grupo que tenho. Mas estou sempre observando os jogadores. Ainda não temos uma definição total dos 23 ainda?, disse o treinador, após a vitória sobre o Chile.
E os dois últimos compromissos de 2013 serviram justamente para diminuir as dúvidas. Júlio César está recuperado da fratura na mão esquerda. Atuou normalmente contra o Chile. Só precisa definir sua situação no Queens Park Rangers, já que não tem sido utilizado. Jefferson é outro nome em alta. A última vaga tem Victor, do Atlético-MG, e Diego Cavalieri, do Fluminense, na disputa. Só um irá para a Copa. No setor defensivo, os amistosos ajudaram Felipão a ganhar uma ?boa? dor de cabeça. Três nomes estão certos em 2014: Thiago Silva, Dante e David Luiz. Porém, com a boa presença de Marquinhos, de apenas 19 anos, a última vaga está bem concorrida. Além do defensor do PSG, o comandante tem outras três opções: Réver, do Atlético-MG, que estava no grupo da Copa das Confederações, Dedé, do Cruzeiro, e Henrique, do Palmeiras.
Nas laterais, só uma lesão pode mudar a opinião do treinador. Na direita, Daniel Alves e Maicon são os escolhidos. Rafinha, do Bayern de Munique, era uma opção, mas as boas atuações do jogador do Roma praticamente definiram a briga. Pelo lado esquerdo, Maxwell venceu o duelo com Filipe Luís, reserva no torneio vencido pela Seleção em junho. O titular do setor é Marcelo, do Real Madrid.
Outra posição que teve um nome diferente nas Confederações e, provavelmente, vai chegar à Copa com outro é a de primeiro volante. Fernando era homem de confiança. Mas após a transferência para o Shakhtar Donetsk perdeu espaço. Lucas Leiva, do Liverpool, foi chamado e ganhou força. Luiz Gustavo é o titular absoluto de Luiz Felipe Scolari.
Na armação, Felipão tem um ?camisa 10? nato. Oscar é o homem que organiza o jogo, cai pelos lados do campo, alterna o posicionamento com os outros dois jogadores que atuam atrás do centroavante da Seleção.
Com o grupo praticamente fechado, baixas mesmo serão Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Os veteranos até tiveram chances com Felipão, mas não aproveitaram nos minutos que estiveram em campo. Só uma reviravolta para participarem da Copa do Mundo de 2014. A família já está quase montada.

COMPATILHAR: