De olho na estreia da Libertadores, o Cruzeiro entrou em campo neste domingo(9) com seu time reserva para encarar o América, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Nem parecia. O clube celeste dominou amplamente a partida e não encontrou dificuldades para vencer por 2 a 0, gols de Leo, ambos no primeiro tempo.
Com a vitória, a Raposa chegou aos 10 pontos no Campeonato Mineiro e assumiu a liderança. Já o América permanece na parte de baixo da tabela, com apenas dois. Agora, o Cruzeiro volta totalmente suas atenções para a Libertadores. Na quarta-feira, o time jogará contra o Real Garcilaso, na altitude de 3.200 de Huancayo, no Peru. O próximo compromisso do Coelho será contra a URT, em Belo Horizonte. O jogo válido pela 11ª rodada do Estadual foi antecipado para quarta-feira.
O jogo
Desde o início da partida, o Cruzeiro tomou as rédeas do jogo. O trio ofensivo formado por Marlone, Willian e Júlio Baptista deu trabalho à defesa americana, que não conseguia acompanhar as jogadas de velocidade dos laterais Mayke e Luan.
Aos 9 minutos, o Cruzeiro chegou pela primeira vez. Júlio Baptista fez bom lançamento para Mayke pela direita. O lateral cruzou para a área, mas nenhuma atacante chegou para empurrar. Aos 12, Mayke voltou a cruzar, Marlone ajeitou para Júlio Baptista, que desperdiçou a chance de abrir o placar.
A Raposa chegou novamente com muito perigo aos 21. Willian cruzou pela esquerda e Júlio Baptista cabeceou na pequena área, mas Matheus fez grande defesa. A única chance clara de gol do América na primeira etapa ocorreu aos 23 minutos. Danilo cruzou, mas o zagueiro César Lucena, dentro da área, concluiu equivocadamente.
O Cruzeiro já merecia estar vencendo a partida quando abriu o placar. Willian cobrou falta aos 31 minutos e Leo subiu mais que a zaga americana para marcar: 1 a 0. O time de Marcelo Oliveira continuou pressionando e, logo depois do primeiro gol, Marlone fez ótima jogada e tocou para Willian, que acertou a trave. Aos 42, o Cruzeiro ampliou o marcador em jogada muito parecida com a do primeiro gol. Cruzamento de Willian e cabeçada de Leo.
No segundo tempo, o América voltou com duas modificações: Marcelo Rosa no lugar de Andrei Girotto e Kaio na vaga de Caio Dantas. As alterações de Silas, no entanto, não surtiram efeito e o Cruzeiro continuou melhor na partida. O América passou a ameaçar mais nos contragolpes e nas bolas paradas, mas sem grande perigo.
Aos 21 minutos, Mayke cruzou da direita e Júlio Baptista quase ampliou o marcador. O camisa 10 cabeceou forte no canto de Matheus, que fez milagre para salvar o América. Aos 31, Elber foi lançado na área e o goleiro do Coelho novamente fez grande defesa. Combalido no duelo, o América já não ameaçava mais e restou ao Cruzeiro administrar a partida.
Ficha técnica
Cruzeiro 2 X 0 América
Cruzeiro:
Fábio; Mayke, Leo, Wallace e Luan; Rodrigo Souza, Henrique, Tinga (Eurico) e Marlone (Alisson); Willian (Elber) e Júlio Baptista.
Técnico: Marcelo Oliveira
América:
Matheus; Marcelo, Lula, César Lucena e Danilo; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto (Marcelo Rosa), Willians (Lucas Silva) e Elvis; Caio Dantas (Kaio) e Obina.
Técnico: Silas
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Leo aos 31? e aos 42? do primeiro tempo
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (CBF/FMF)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marconi Helbert Vieira
Cartões amarelos: Wallace (Cruzeiro); Leandro Guerreiro, Obina (América)
Público pagante: 12.571
Público presente: 13.541
Renda: R$ 628.050,00
Atlético é derrotado pelo Tupi em Juiz de Fora
Sem os titulares, que embarcaram neste domingo rumo à Barinas-VEN, o Atlético perdeu para o Tupi, por 2 a 0, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Graças aos gols marcados por Da Silva e Núbio Flávio, o Galo Carijó chegou a sete pontos, enquanto o da capital permanece com quatro.
Para o alvinegro de Belo Horizonte, era a chance de os suplentes mostrarem suas qualidades e ganharem ritmo de jogo. O duelo serviria ainda de motivação àqueles que irão se juntar à delegação na Venezuela. São os casos do lateral Alex, os volantes Lucas Cândido e Claudinei, o meia Renan Oliveira, e os atacantes Marion, André e Leonardo.
Por outro lado, era notável o abatimento de atletas que ficaram de fora da lista de 30 inscritos para a Libertadores. O mais evidente, o lateral-direito Michel, presente na decisão de 2013, mas que não foi incluído para a fase de grupos. ?Fiquei chateado, mas é opção do treinador?, disse o jogador.
Com uma equipe formada por reservas e juniores, além de Lucas Cândido, que tende a ser o titular lateral esquerda na partida de terça-feira contra o Zamora-VEN, o Atlético teve uma atuação apagada no primeiro tempo em Juiz de Fora. É evidente que a falta de entrosamento dificultou a vida do Galo da capital, assim como os erros de passe e as falhas na marcação.
Sob um cenário nebuloso, o Atlético sofreu um gol aos 26 min, após vacilo do setor defensivo. Henrique apareceu bem pela direita e cruzou para Da Silva abrir o placar.
O alvinegro de Belo Horizonte tentou dar a resposta. Sem inspiração, Renan Oliveira não conseguia armar as jogadas para os homens de frente. Já Leonardo perdeu uma chance incrível, de frente para o gol, mas chutou para longe a oportunidade do empate.
No segundo tempo, o Atlético melhorou, graças às rápidas investidas do meia-atacante Marion. Mas foi pouco para evitar a derrota. No finalzinho, Núbio Flávio ampliou para o time dono da casa, de pênalti.
Ficha técnica
Tupi 2 X 0 Atlético
Tupi: Jordan; Henrique (Fabrício Isidoro), Helder, Fabrício Soares e Magnum; Felipe Lima, Maguinho (Genalvo), Sidnei e Fábio Tenório (Miguel); Núbio Flávio e Da Silva. Técnico: Wilson Gottardo
Atlético: Lee; Michel, Donato, Gabriel e Alex; Claudinei, Lucas Cândido (Eduardo), Renan Oliveira (Leleu) e Marion; André e Leonardo (Carlos). Técnico: Renê Weber
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mário Helênio
Árbitro: Marcos Vinícius de Sá dos Santos
Público: 3.015 pagantes
Renda: R$ 53.270
Cartões Amarelos: Maguinho, Jordan, Genalvo (Tupi); Marion, Lucas Cândido, Alex (Atlético)
Cartão Vermelho: Alex (Atlético)
Gols: Da Silva e Núbio Flávio (Tupi)
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA