Daqui a uma semana começa em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Consumer Electronics Show (CES), feira de produtos de tecnologia mais importante do mundo, e que, em todo início de ano, mostra o que vai chegar com força ao mercado. Em 2011, foram os tablets. Para 2012, embora as grandes fabricantes ainda façam segredo, espera-se um grande mergulho no mundo das TVs.
LG, Samsung, Sharp e Toshiba já anunciaram lançamentos. Se depender dessas empresas, a sigla HD (de alta definição em inglês) dará lugar a UD (de ultra definição), os aparelhos serão tão finos que praticamente vão se misturar com as paredes, e a qualidade da imagem terá a tecnologia 4K, já usada hoje no cinema.
A LG mostrará na CES 2012 a maior TV com tela OLED do mundo, de 55 polegadas, que permite exibir imagens em 2D ou 3D. Ela tem só 4 milímetros de espessura e pesa 7,5 kg.
A grande novidade é a imagem em si: o televisor usa quatro cores padrão (azul, verde, vermelho e branco), ao contrário dos outros aparelhos OLED, que utilizam três (vermelho, verde e azul, o padrão RGB). Com isso, gera cores mais naturais e imagens mais nítidas. A LG afirma que essa televisão OLED é mil vezes mais rápida que os displays comuns de LED ou LCD, permitindo que imagens em movimento fiquem livres de fantasmas ou borrões.
A empresa também anunciou planos para apresentar uma TV 3D com tela de 84 polegadas e resolução quatro vezes superior à das TVs Full HD (1080p) convencionais, também conhecida como 4K. A tela contém 8 milhões de pixels, numa resolução de 3840 x 2160. Ela terá acesso a um catálogo de mais de 1.200 aplicativos para Smart TV (com acesso à internet) e um controle remoto que responde a comandos de voz e gestos, além de funcionar como mouse.
A Sharp deve mostrar uma TV de 60 polegadas de LCD com essa resolução e a Toshiba lançou uma TV de 55 polegadas com 4k.
A julgar pelo vídeo que a Samsung divulgou(www.youtube.com/watch?v=MsMeo_7wBSs&feature=player_embedded), a maior novidade da empresa serão televisores inteligentes controlados por celulares com sistema operacional Android. Segundo o site Geek, outra possibilidade é que, com o aumento do uso do Android como sistema operacional, a companhia abandone sua própria plataforma de Smart TVs e adote a do Google TV.
A disputa será acirrada, e boa para o consumidor: as gerações anteriores ficam mais baratas na mesma proporção em que as novas tecnologias avançam.

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