O América foi ao Paraná enfrentar o Coritiba na tarde/noite deste domingo (15), e saiu derrotado por 1 a 0, com gol do atacante Andrey. O Coelho precisou se postar com um homem a menos desde o fim do primeiro tempo, quando Iago Maidana recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o campo mais cedo.

Com o resultado, o Coelho termina a rodada na 7ª posição do Brasileirão, com 9 pontos em seis jogos, atrás do próprio Coritiba, que chegou a 10 pontos com a vitória. Se tivesse vencido o compromisso, o time de Vágner Mancini terminaria a rodada na 3ª colocação.

A partida deste domingo manteve o tabu americano, que não vence na capital paranaense desde 2002. Na ocasião, válida pela Copa Sul-Minas, Renaldo fez o gol da vitória do Coelho, por 1 a 0. Desde então, foram quatro jogos na cidade, com três vitórias do Coxa e um empate. No geral, a última vitória do América foi em 2016 – 2×1 no Independência, pelo Brasileirão Série A.

Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do América será contra o Botafogo, pelo Brasileirão, às 21h de sábado (21), no Independência. O alvinegro carioca atualmente é 11º colocado, com 8 pontos. Antes disso, o Coelho visita o Tolima, na Colômbia, na quarta-feira (18), pela Copa Libertadores. Apesar da última colocação no grupo, ainda há chance de classificação às oitavas de final da competição continental.

O jogo

Os primeiros 45 minutos de jogo foram dominados pela equipe da casa, tanto na posse de bola como na construção de ações de perigo. O goleiro Jailson foi responsável por ao menos duas intervenções importantes, que impediram a abertura do placar ainda nos primeiros minutos.

O América, por sua vez, se apoiou em jogadas de contra-ataque, mas sempre se encontrava em menor número no campo adversário, e praticamente não colocou Alex Muralha em risco. A pressão do Coxa se intensificou aos 38 minutos, quando o zagueiro americano Iago Maidana foi expulso após falta em Léo Gamalho – Maidana acertou a cabeça do adversário na dividia, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o campo mais cedo.

Já nos acréscimos da primeira etapa, a pressão do Coritiba deu resultado. Após cruzamento do ex-Cruzeiro Egídio, Andrey cabeceou sozinho dentro da área para abrir o placar, marcando o terceiro gol dele no Brasileirão. O atacante é o vice-artilheiro do Coxa na competição, atrás justamente de Léo Gamalho, que já marcou quatro vezes.

A postura ofensiva do Coritiba se manteve na etapa final, ainda mais com um jogador a mais em relação ao América. Assim como no primeiro tempo, o goleiro Jailson foi decisivo para evitar um revés ainda maior do Coelho. O Coxa se lançou ao ataque, no intuito de confirmar a vitória o quanto antes, e mesmo com algumas oportunidades de contra-atacar, o América não foi produtivo e terminou o jogo no 0.

CORITIBA 1X0 AMÉRICA

Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Neilton), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey e Régis (Robinho); José Hugo (Fabrício), Alef Manga (Warley) e Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo.

América: Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Iago Maidana, Germán Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal e Rodriguinho (Juninho Valoura); Índio Ramirez (Arthur), Pedrinho (Kawê) e Aloísio (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini.

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 15 de maio de 2022
Horário: 17h30
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Gol: Andrey (46′ 1T)

Cartão Amarelo: Patric, Iago Maidana, Índio Ramirez, Arthur e Rodriguinho (América); Willian Farias e Gustavo Morínigo (Coritiba)
Cartão Vermelho: Iago Maidana (América)

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Quarto árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (PB)

 

 

Fonte: Itatiaia

Comentários