Começou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo. Nas comunidades rurais de Formiga, a campanha teve início nesta segunda-feira (13) e na área urbana a campanha começa no sábado (18).
Deverão ser vacinadas contra a paralisia infantil as crianças entre zero e menores de cinco anos e contra o sarampo as crianças de um ano e menores de sete anos.
?É importante que todas as crianças sejam vacinadas, uma vez que o sarampo e a paralisia infantil ainda podem chegar até nós através dos turistas. Mesmo que a criança esteja em dia com o seu cartão de vacinas ela deve ser vacinada. Já sabemos que há muitos anos não temos casos de paralisia infantil e sarampo autóctones (naturais do lugar) no Brasil, mas casos importados já foram registrados esse ano no Brasil em vários Estados. Isso ocorre devido ao fenômeno da globalização, hoje é muito comum o deslocamento de uma pessoa de um lugar a outro seja a trabalho ou mesmo a turismo e como ainda existem lugares que os vírus do Sarampo( países da Europa) e da Poliomielite( países da África) ainda estão presentes e que a doença existe na forma inaparente , isto é, sem sintomas, é preciso que todas as crianças estejam protegidas com segurança, participando da campanha instituída pelo Ministério da Saúde com o objetivo de assegurar a não reintodução desses vírus em nosso meio?, explica a coordenadora do Setor de Epidemiologia Juliana Castro.
Em Formiga, a população prevista para receber a dose contra paralisia infantil é de 3.551 crianças e a de sarampo é de 4.382 crianças. A meta é vacinar 95% da população.
No sábado, 18 de junho, todas as unidades de saúde estarão abertas de 8h às 17h para vacinação. Também haverá posto volante no Bazar Guri de 8h30 às 13h, com a presença do Zé Gotinha, Maria Gotinha e Gurizinho. Os pais devem levar o cartão de vacinação.

COMPATILHAR: