Em Formiga, a Semana de Museus ocorrerá no Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca, das 8h30 às 16h. De acordo com a coordenadora do local, Lúcia de Fátima Vieira, todos os dias haverá a exibição do filme ?Enigma?.
As apresentações culturais ficarão por conta da Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel), Museu do Tropeiro de Ipoema/MG, Lavadeiras do Ipoema, Estaladores de Chicote, Meninos do Berrante e Meninos Trovadores.
As escolas interessadas em participar das atividades da 8ª Semana Nacional de Museus poderão agendar a visita pelo telefone (37) 3322-5770.
Na sexta-feira (21), a partir das 18h, ocorrerá a inauguração do Espaço Ferroviário, ao lado do museu. O vagão de trem foi completamente reformado. Com o objetivo de resgatar a história da Ferrovia Centro Atlântica em Formiga, os servidores do Museu Municipal estão fazendo um cadastro dos funcionários que ajudaram na construção, manutenção e funcionamento da estação ferroviária.
Para isso, a Secretaria de Cultura solicita que toda a comunidade colabore, indicando pessoas que fizeram parte dessa história. Quem tiver informações pode entrar em contato pelo telefone (37) 3322-5770.
Em Pains
O Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC), inauguradoem Pains há pouco mais de um mês e com registro de mais de 1000 visitas, está no Catálogo da 8º Semana de Museus, que acontece de 17 a 23 de maio. A peça faz parte da programação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o tema museus para a harmonia social. O objetivo é promover a integração das instituições museológicas, intensificando suas relações com a sociedade.
O evento programado para comemorar o Dia Internacional de Museus ? 18 de maio ? oferece, no MAC, visita guiada à exposição inaugural; exibição de fotos sobre sítios arqueológicos, no Brasil; oficina de música.
De acordo com o curador do MAC, arqueólogo e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), Gilmar Henriques o evento é uma importante campanha que busca aproximar as pessoas desses espaços. ?O objetivo é fazer com que as pessoas não só visitem, mas passem a freqüentar. É uma forma de inserir uma dimensão cultural no cotidiano das pessoas, na região, fazendo com que o museu se torne um espaço público e não apenas uma casa de memórias?.
A indicação do MAC, em Pains, no Catálogo nacional de divulgação do evento está na página 78.

COMPATILHAR: