O governo de Minas comemorou na sexta-feira passada (14) a aprovação do planejamento feito para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, concedida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
O governador Antônio Anastasia comemorou a notícia. ?Fico muito feliz com essa notícia positiva, que o nosso projeto para a Copa do Mundo de 2014 tenha sido um dos sete aprovados. Estamos trabalhando de maneira muito efetiva, com boa integração entre o governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, para deixar especialmente o estádio Mineirão em excelentes condições e ter o projeto aprovado. Fizemos um planejamento amplo, envolvendo a questão de mobilidade urbana, questão do turismo, de logística, de hospedagem, tudo feito de maneira muito minuciosa. Mas é claro que o estádio de futebol é a grande vitrine? , afirmou em entrevista.
Das 12 cidades brasileiras que receberão jogos da Copa, Belo Horizonte e outras seis cidades – Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Manaus – foram aprovadas nas vistorias da Fifa realizadas na semana passada. Durante visita a Belo Horizonte, no último dia 10, os representantes da Fifa vistoriaram as obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, após audiência com o governador, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, onde puderam verificar o cronograma e andamento das obras, o modelo de governança do projeto e o novo modelo de gestão do novo Mineirão.
?Estamos dentro do cronograma, dentro do prazo. As obras já começaram no Mineirão e, felizmente, temos condições, portanto, não só de garantir a sede da Copa aqui, como já foi anunciado, mas mais do que isso, lutar de modo muito empenhado para que Belo Horizonte seja a sede para a abertura da Copa do Mundo em 2014, porque o nosso estádio terá todas as condições de receber aqui esses grandes jogos, especialmente a abertura, que é uma grande vontade de todos os mineiros? , ressaltou o governador.
O Planejamento Estratégico Integrado para a Copa 2014, apresentado à imprensa no dia 29 de abril, reúne projetos nas áreas de infraestrutura esportiva, mobilidade, turismo e hotelaria, comunicação e marketing, entre outras, que serão implantados na capital mineira antes da realização do Mundial.
O planejamento integrado detalha os responsáveis por cada projeto (Estado, prefeitura ou ambos), além de estabelecer mecanismos de controle e verificação para cada uma das metas propostas. Com o planejamento estratégico, fica assegurado o cumprimento das exigências e do cronograma de obras e investimentos em Belo Horizonte firmado junto à Fifa.

COMPATILHAR: